Roteiro reúne natureza, tradição e negócios no sul da Bahia
O extremo sul da Bahia abriga algumas das praias mais belas do Brasil que, no verão, recebem milhares de turistas para desfrutar de suas belezas naturais, mergulhar em águas mornas e saborear a gastronomia típica em dias ensolarados, mas vai além.
A Futuri, aliança entre organizações públicas e privadas, comunidade e governos, lançou em dezembro um roteiro com experiências mais sustentáveis, que propõe uma imersão de até 26 dias, percorrendo municípios como Caravelas, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Canavieiras.
Centrado na ideia de fomentar um turismo mais sustentável e regenerativo, o roteiro oferece aos visitantes experiências únicas em áreas de conservação e comunidades tradicionais, juntamente com 60 negócios turísticos comprometidos com a sustentabilidade em suas operações.
Esta proposta possibilita aos turistas uma imersão na cultura e nas maravilhas naturais, tanto no mar quanto na terra, permitindo-lhes realizar um turismo mais justo e mais responsável, causando um impacto positivo e duradouro em cada local visitado.
Tudo isso, por meio de um trabalho que a entidade vem desenvolvendo com as cadeias produtivas locais para que elas aprendam e tenham subsídios para fazer da conservação um ativo importante para o desenvolvimento socioeconômico de seu entorno.
"[O programa] percorre sete municípios e oito unidades de conservação federais, oferecendo a oportunidade de uma imersão em experiências autênticas, que honram uma Bahia genuína, onde a natureza, a cultura e as pessoas tecem juntas um mosaico de histórias e encantos únicos", conta Thaís Guimarães, Coordenadora do Projeto Turismo+Sustentável, da Conservação Internacional.
Segundo Kelly Paduin, Diretora Executiva da Associação Despertar Trancoso, que atuou na construção deste roteiro, o projeto é uma construção coletiva visando não apenas minimizar impactos negativos do turismo, mas também gerar benefícios socioeconômicos e ambientais.
Fonte: IG Turismo
0 comentários