Destinos do Brasil: Itacaré (BA)
Uma grande produtora de cacau do passado, esquecida após uma praga que destruiu as lavouras, redescoberta por surfistas e posta novamente no circuito das belas cidades litorâneas do Nordeste. Rodeada de história e praias belíssimas, hoje você conhece, na série “Destinos do Brasil”, um pouco de uma pequena e aconchegante cidade baiana.
Itacaré fica no sul da Bahia, na região de Ilhéus. Localizada a cerca de 420 km de Salvador, é uma cidade com conotação histórica, com registros de povoação desde o Século 16, quando os europeus chegaram na região. Mesmo assim, só virou município de fato em 1932, no auge da produção de cacau na região, tornando-a uma importante cidade na região.
No fim dos anos 1960, a produção de cacau definhou devido a pragas que se instalaram nas fazendas da cidade, o que a fez cair no esquecimento. Porém, grupos de surfistas continuaram a visitar o lugar, devido às belas praias da região, ideais para o surf.
Itacaré voltou ao cenário do turismo em 1998, com a construção de uma rodovia que dá acesso à cidade, movimentando novamente o turismo e a economia da região. Com isso, as belas praias e seu centro histórico se tornaram roteiro obrigatório para quem visita a região.
Para melhor lhe guiar, deixamos abaixo algumas sugestões de locais que você deve visitar quando estiver na histórica Itacaré:
Praia da Concha: Próxima do Centro de Itacaré e cheia de barracas, a Praia da Concha é a mais movimentada durante o verão. De mar calmo e muitos coqueiros, oferece aluguel de caiaques e um bonito pôr-do-sol, apreciado nas pedras do canto esquerdo. Se aprecia também na região o movimento das águas na junção do mar com a foz do Rio de Contas.
Bares e artesanato: O artesanato, produzido pelos nativos da região ou pelos artistas que escolheram a região para viver, é encontrado nas lojinhas espalhadas pela Rua Lodônio Almeida, no Centro; e no Caminho das Praias (Atualmente, Rua Pituba). Entre as bonitas e coloridas peças estão bolsas e camisetas pintadas à mão, jóias em prata com pedras preciosas, dentre outros. No Caminho das Praias também estão badalados bares e restaurantes da cidade, movimentados durante todo o dia.
Trilhas: A melhor maneira de chegar às praias mais afastadas e bonitas de Itacaré, como a Prainha, é utilizando trilhas em meio à Mata Atlântica. De nível médio, as trilhas cortam riachos, cachoeiras e costões e muitas vezes levam a mirantes naturais, como o que descortina a praia de Havaizinho. Não deixe de contratar um guia para o seu passeio.
Então, ficou com vontade de conhecer as belezas dessa linda cidade baiana? Clique AQUI e veja os imóveis disponíveis em Itacaré.
Fotos: Flávia C e Vinícius Cunha (Wikipédia)
Fotos: Flávia C e Vinícius Cunha (Wikipédia)
Tenho medo de alugar por esses sites e vi que ninguem comenta falando se ficou satisfeito ou nao...
ResponderExcluirOlá, Karen. Agradecemos pelo comentário.
ExcluirPara sua segurança, os anfitriões são verificados e o CasaFerias se responsabiliza pela integralidade do seu depósito da reserva quando o senhor faz sua reserva através do nosso site. É a garantia ReserveTranquilo™ do CasaFérias.
Além disso, sempre orientamos aos viajantes que se hospedam nos imóveis locados pelo CasaFérias que façam comentários na página do imóvel locado, pois é importante compartilhar suas experiências.
Quaisquer dúvidas, estamos a disposição.
Equipe #CasaFérias