Atividades de turismo crescem o dobro do setor de serviços nos 12 meses até maio, diz IBGE
O ritmo do crescimento das atividades de turismo nos 12 meses até maio foi o dobro daquele observado no setor de serviços como um todo, mostram os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As taxas foram de 6% e 3%, respectivamente.
Em maio, ante mês imediatamente anterior, o turismo caiu 0,7%, após alta de 3,2% em abril. Na média dos serviços, as variações foram de 0,1% e 0,4%, respectivamente. O indicador de atividades turísticas é calculado a partir de ramos da PMS ligadas ao setor de turismo, como hotéis, transporte (aéreo e rodoviário), agências de viagens e restaurantes. Ele reúne 22 dos 166 serviços acompanhados pelo IBGE.
“Essa queda de maio veio após alta mais forte em abril. Com isso, a atividade turística opera 12,4% acima do patamar pré-pandemia e só 1,1% abaixo do ponto mais alto da série histórica, em dezembro de 2024”, afirmou Rodrigo Lobo, responsável pela pesquisa.
Maio de 2025 foi o 12º mês seguido de alta no turismo, na comparação com igual mês do ano anterior, com expansão de 9,5%. Nesse crescimento, influenciaram, principalmente, transporte aéreo de passageiros; hotéis; serviços de bufê; e serviços de reservas relacionados a hospedagens.
O turismo é um dos segmentos influenciados positivamente pelo momento positivo do mercado de trabalho, com aumento da renda e redução do desemprego.
Fonte: Valor Econômico
0 comentários