Mulheres viajando sozinhas: Comunidades acolhedoras fornecem segurança e trocas de experiências
De acordo com um levantamento feito pela agência de turismo CVC, 30% das viagens na agência foram realizadas por mulheres viajando sozinhas. Com o aumento da prática turística de mulheres viajando sozinhas, comunidades acolhedoras têm surgido para fornecer segurança e trocas de experiências. Os grupos dão dicas de hospedagem, roteiros, segurança e oportunidades de viagens.
Para viajar com segurança e conforto, as comunidades criadas atualmente possuem inúmeras adeptas. O site Sisterwave compartilha essa oportunidade com mulheres de todo o Brasil. A comunidade conecta as viajantes diretamente com uma moradora local, que auxilia as turistas com dicas para os destinos escolhidos. Algumas comunidades solicitam pagamento anual ou mensal, enquanto outras são gratuitas. Conheça outras organizações, como a Woman Trip, que une o sonho de duas irmãs que viajam ao mesmo tempo em que enfrentam os desafios encontrados pelas mulheres em lugares diferentes, como a falta de segurança, o julgamento social negativo e o machismo.
Além disso, é possível acompanhar diversos conteúdos pelo TikTok e Instagram por meio da pesquisa: “viagem solo”, onde a maioria dos vídeos e fotos trazem dicas de mulheres que viajam sozinhas.
Sylvia Barreto é jornalista e influenciadora que criou conteúdo para mulheres que viajam sozinhas há 14 anos. Em seu perfil do Instagram, @viajaresimples, que conta com 176 mil seguidores, ela compartilha suas experiências para incentivar outras mulheres a viajarem. Durante suas viagens, Sylvia enfatiza a importância de escolher cuidadosamente o local de hospedagem, ter atenção ao dinheiro e cartões de crédito, e sempre deixar a localização do celular 100% disponível, assim como roteiros e reservas a alguém de confiança.
Dicas
Ao escolher seu destino, tenha todas as informações importantes sobre a cidade, saiba exatamente a localização da sua estadia e dos percursos que irá realizar durante a viagem.
Tenha acesso à internet para contatar amigos ou familiares.
Leve em sua mala coisas essenciais que não pesem demais e esteja atenta à sua documentação, que precisa estar sempre acessível.
0 comentários