Praia de Santiago tem o pôr do sol mais bonito do Litoral de SP
No Brasil, o sol nasce no Oceano Atlântico e se põe a oeste, no continente. Mas o Litoral Norte de São Paulo, pela existência de alguns recortes ao longo da costa, abriga pontos privilegiados em que podemos ver o pôr do sol sobre o mar. Um desses locais é a Praia de Santiago, localizada no município de São Sebastião.
Com cerca e 1 km de extensão, Santiago está encravada em uma pequena enseada, que também engloba a praia de Toque Toque Pequeno. Por essa característica geográfica, os visitantes podem contemplar o cair do sol no mar, no canto direito da praia.
E não é um pôr do sol qualquer. É um entardecer de tirar o fôlego.
Mas porque o pôr do sol é tão especial em Santiago? Em primeiro lugar, porque, por lá, é muito comum que o céu se cubra de tons alaranjados, variando também para amarelo, vermelho e violeta. E, em segundo lugar, porque, ao cair da tarde, forma-se no horizonte um efeito de contraluz na Ilha Montão de Trigo, que pode ser facilmente avistada da praia. Um cenário único.
“O pôr do sol de Santiago é uma coisa sensacional e, inclusive, tem todo um ritual. Muitas vezes, a praia nem está tão cheia, mas quando começa o finalzinho da tarde, a galera começa a chegar para ver o pôr do sol. Nessa época do ano, é incrível porque o sol cai certinho na reta do Montão de Trigo e a tonalidade do céu também é bem interessante”, conta o cirurgião-dentista Luiz Fernando Silva Curti, morador de Taquaritinga, no interior de São Paulo.
Ele esteve em Santiago duas vezes nos últimos três anos. Na primeira vez, fez o percurso de cerca de 600 km e oito horas de viagem com a namorada, Stefania Morselli. O casal já percorreu mais de 25 mil quilômetros em viagens de motorhome, passando por vários estados do país e diversos destinos de São Paulo. No carnaval deste ano, eles retornaram a Santiago, levando a família e a pequena Ana Júlia, de 8 anos, filha de Luiz.
“Desta vez, por estarmos com uma criança, optamos por não ir de motorhome. Mas desde que eu fiz a primeira viagem, fiquei apaixonado pelo lugar. A praia é sossegada, bem no estilo que eu gosto, sem qualquer badalação e com pouca estrutura de comércio. Em dias de mar calmo, é impressionante como a água é cristalina. O lugar é mesmo muito bonito”, conta.
Natureza preservada
Todo o encantamento dos visitantes tem muitos motivos, que vão além do pôr do sol espetacular. Santiago é um pequeno paraíso preservado, sendo uma boa opção para quem gosta de paz e contato com a natureza. Há grandes árvores ao longo de toda a praia e muita Mata Atlântica ao fundo. Nos dois cantos, existem rochas emoldurando o cenário e, no mar, é possível avistar a Ilha Montão de Trigo à direita e a Ilha do Aparas, que tem formato de uma tartaruga, à esquerda.
O mar de Santiago é de tombo, mas possui água de coloração muito clara, ideal para a prática de snorkeling. Nos dias de mar calmo, os mergulhadores podem aproveitar os dois cantos da praia, nas proximidades das rochas, para observar a vida marinha que é abundante no local. Já nos períodos de mar agitado, as ondas são ideais para o surfe.
Santiago tem o entorno pouco povoado, especialmente quando comparada a outras praias existentes nas proximidades, como é o caso da badalada Maresias. Apesar de ser rodeado por um loteamento residencial, o local conserva um ambiente rústico, com ruas de terra, e sem casas de veraneio na beirada da praia.
Acampamento
A praia de Santiago é conhecida por ser muito procurada pelos turistas que curtem acampamentos. Um estabelecimento de camping recebe os aventureiros que, ao cair da noite, podem contemplar o céu super estrelado pela pouca presença de pontos com iluminação pública ao redor. Isso mesmo, as luzes das cidades ofuscam o brilho das estrelas e, por esse motivo, quanto mais escuro for o local de avistamento, como é o caso de Santiago, mais iluminado será o céu.
Como chegar
Já está de malas prontas para conhecer Santiago? Localizada no Litoral Norte de São Paulo, a praia fica a cerca de 5 km de Maresias e 22 km do Centro Histórico de São Sebastião. O acesso é feito por uma estradinha de terra com entrada pela Rodovia Rio-Santos, na altura do km 148. Você também poderá conhecer belas praias vizinhas como, por exemplo, Paúba e Toque Toque Pequeno. Mas sobre elas falaremos mais para a frente!
Foto: Marcos Bonello (Via IG Turismo)
0 comentários