Novos viajantes impulsionam turismo no pós-pandemia no Brasil, revela pesquisa do Google
Com a flexibilização das restrições causadas pela pandemia, o turismo no Brasil está crescendo e atraindo novos viajantes. Segundo uma pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise, o número de pessoas que desejam viajar aumentou em 10% em relação ao período pré-pandemia. Além disso, o perfil dos novos viajantes é composto principalmente por pessoas das gerações Z e Baby Boomers, das classes C, D e E, que moram nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
A pesquisa entrevistou mil brasileiros com mais de 18 anos que são viajantes frequentes ou planejam viajar neste ano. O aumento do interesse em viagens é impulsionado por pessoas que antes não tinham o hábito de viajar, mas que durante a pandemia alimentaram essa vontade e agora planejam pegar a estrada (+14%).
Os novos viajantes são predominantemente da Geração Z (28%) e da geração Baby Boomers (7%). Além disso, o estudo revela a importância das classes C, D e E no reaquecimento do turismo brasileiro, representando 82% dos novos viajantes. Os novos turistas são, em sua maioria, moradores das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
A pesquisa também apontou uma queda de 4% no número de mochileiros habituais que planejam viajar neste ano em comparação com 2019, mas uma maior disposição dos remanescentes desse grupo, com 79% deles querendo viajar com mais frequência do que antes da pandemia. As viagens em família, especialmente com crianças de até 12 anos, também devem aumentar.
O Nordeste brasileiro e cidades com ecoturismo estão entre os destinos de maior interesse dos viajantes pós-pandemia. A perda de poder aquisitivo e o aumento de custos fizeram com que alguns viajantes habituais pré-pandemia deixassem de viajar, mas a vontade de explorar novos lugares após o confinamento imposto pela pandemia criou uma nova oportunidade para empresas do setor, com uma demanda superior aos níveis pré-pandemia.
0 comentários