BA: 10 pontos turísticos em Salvador para conhecer
A cidade de Salvador é conhecida pela sua riqueza gastronômica, arquitetônica e litorânea. Do pelourinho ao Farol da Barra, há muito o que conhecer e se encantar na capital da Bahia.
No entanto, é por ter tantos lugares para conhecer que podem surgir dúvidas para onde ir e o que fazer na cidade.
Existem programações tanto para quem quer aproveitar os monumentos históricos espalhados pela capital soteropolitana como também para quem quer ver as belas praias.
Veja, a seguir, alguns dos principais pontos turísticos de Salvador para conhecer a cidade.
Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
Uma das igrejas mais conhecidas e tradicionais de Salvador é a do Nosso Senhor do Bonfim. Sua arquitetura é marcada pelo estilo neoclássico e sua fachada em rococó.
Sua construção é datada do período colonial, entre os anos de 1746 e 1754. O objetivo dela era abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim, trazida de Lisboa.
Quem visita pela primeira vez, aproveita para amarrar uma fitinha do senhor do Bonfim no gradil colorido da Igreja — uma tradição secular tanto para os baianos como para os turistas.
A Igreja fica no Largo do Bonfim, onde é montada uma feirinha com comidas típicas e artigos de artesanato e comidas típicas. É também lá que acontece uma das festas mais tradicionais de Salvador: a lavagem do Bonfim.
Pelourinho
Cartão postal da cidade, o Pelourinho é o destino certo para quem quer conhecer os principais pontos turísticos de Salvador.
O bairro mais antigo da cidade fica no Centro Histórico de Salvador, tombado pela Unesco e, desde 1985, tido como um Patrimônio da Humanidade.
A região é um grande mergulho na história e cultura do Brasil e tem diversos bares e restaurantes com a culinária local, além de casas de artigos artesanais típicos para aproveitar tanto de dia como de noite.
O Pelourinho também abriga um conjunto arquitetônico colonial bem preservado, com suas ruas estreitas e casarões coloridos que chamam a atenção.
Muitas manifestações culturais da Bahia, como o candomblé e as festas populares, têm espaço para expressão nesse bairro.
Fundação Casa de Jorge Amado
No bairro do Pelourinho, não há como não falar da Fundação Casa de Jorge Amado, um espaço totalmente dedicado a preservar e homenagear a vida e obra do escritor baiano.
A fundação tem uma exposição permanente sobre a vida de Jorge Amado — são mais de 250.000 materiais que contam a sua história. Lá também tem o Café Teatro Zélia Gattai (em homenagem a sua esposa), um ponto do museu para desfrutar da gastronomia local.
Além de ser um ponto de referência cultural de Salvador, ela oferece cursos, seminários, oficinas, lançamentos e outras atividades.
O destaque vai para a FLIPELÔ (Feira Literária Internacional do Pelourinho), um dos maiores eventos literários da Bahia, que também se dá nesse local.
Igreja de São Francisco
Entre os lugares para visitar em Salvador, também está a Igreja e Convento de São Francisco — um dos maiores exemplares da arquitetura barroca brasileira.
Vale dizer que ela é tombada pelo IPHAN e é classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. A construção também fica no Centro Histórico da cidade.
Suas origens são do ano de 1686, sendo um projeto do Padre Vicente das Chagas. O interior do templo é totalmente adornado em ouro e o santuário conta com várias obras de artes.
Os azulejos portugueses que revestem o claustro e a sacristia chamam a atenção do local com as cenas da vida de São Francisco de Assis.
Elevador Lacerda
Para quem quer chegar na parte baixa da Cidade, o Elevador Lacerda é a forma de fazer isso.
Inaugurado em 1873, foi o primeiro elevador urbano do mundo. Ele foi projetado pelo engenheiro baiano Antônio de Lacerda, daí o seu nome.
O objetivo principal do elevador era conectar a cidade alta, onde se encontrava o bairro de Cidade Alta (atual bairro do Pelourinho), com a cidade baixa, onde ficavam o porto e o comércio local.
Além de ser um meio de transporte prático para os moradores locais e visitantes que desejam se deslocar, é um importante símbolo cultural e histórico de Salvador.
Ele representa uma época em que a cidade passava por uma intensa modernização urbana e marcou um avanço tecnológico significativo.
Mercado Modelo de Salvador
Na parte baixa da cidade de Salvador, um dos lugares turísticos conhecidos é o Mercado Modelo, na Praça Cairu, Comércio. É um dos principais centros de comércio e cultura da região.
Originalmente, ele foi construído no século 19 como uma casa de câmbio para armazenar mercadorias trazidas pelos navios que atracavam no porto de Salvador.
Depois, foi convertido em um mercado e, ao longo dos anos, passou por várias reformas e modificações.
Possui um interior espaçoso, com corredores repletos de lojas e barracas que vendem uma grande variedade de produtos, além de abrigar restaurantes históricos com pratos típicos da culinária baiana, como acarajé, abará e moqueca de peixe.
Devido à sua localização privilegiada, o Mercado Modelo também oferece uma bela vista da Baía de Todos os Santos. É possível apreciar o pôr do sol e desfrutar de uma atmosfera vibrante.
Solar do Unhão
O Solar do Unhão, também conhecido como Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) é um dos lugares turísticos de Salvador muito procurado pelos visitantes.
Situado na região da Baía de Todos os Santos, ele tem como característica marcante o seu jardim, que oferece uma vista deslumbrante.
Construído no século 17, foi originalmente uma casa-grande de uma antiga fazenda de cana-de-açúcar.
Posteriormente, no século 20, foi restaurado e adaptado para abrigar o Museu de Arte Moderna da Bahia, inaugurado em 1960.
O museu exibe uma importante coleção de arte moderna e contemporânea, incluindo pinturas, esculturas, fotografias e instalações de artistas brasileiros e internacionais.
As exposições do MAM-BA são rotativas, o que significa que os visitantes podem apreciar diferentes obras de arte em cada visita.
Farol da Barra
Entre os principais pontos turísticos de Salvador também está o Farol da Barra, um icônico farol localizado no bairro da Barra e que marca presença nos cartões postais da cidade. É um dos melhores lugares para admirar o pôr-do-sol e se conectar com a energia da cidade.
O farol está situado no Forte de Santo Antônio da Barra, uma fortificação histórica que remonta ao século 16. Foi construído pelos portugueses com o objetivo de proteger a entrada da Baía e a cidade de Salvador de ataques marítimos.
O complexo do Farol da Barra também abriga o Museu Náutico da Bahia, que apresenta exposições relacionadas à história marítima da região.
Os visitantes têm a oportunidade de conhecer artefatos históricos, maquetes de navios, instrumentos de navegação e aprender sobre a importância do mar na cultura baiana.
Museu Afro-Brasileiro
O Museu Afro-Brasileiro, ou simplesmente Mafro, é um espaço dedicado à preservação da identidade e memória da população afro-descendente, contribuindo para uma educação que promove relações étnico-raciais positivas.
São mais de 1100 peças de cultura material africana e afro-brasileira. O museu foi inaugurado em 1982 e faz parte da UFBA, com o intuito de promover atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre o tema.
Além disso, tem o propósito de difundir e compartilhar as informações do seu acervo por meio de cursos, exposições temporárias e publicações.
Dique do Tororó
Menos conhecido que outros pontos turísticos de Salvador, o Dique do Tororó é o único manancial natural de Salvador tombado pelo IPHAN. Ele conta com uma lagoa de 110 mil litros de água e fica no bairro homônimo.
Os turistas podem se encantar com a vista privilegiada, desfrutar da gastronomia e aproveitar várias opções de lazer.
O local também conta com esculturas que representam os orixás do candomblé, assinadas pelo artista plástico Tatti Moreno.
Fonte: CNN Brasil
0 comentários