CasaFérias Blog - Aluguel para Temporada

  • Inicio
  • Fale Conosco
SHARE please

‘Paratodes Paraty’: projeto visa tornar o destino LGBTQIA+friendly

By Blog CasaFérias
/ in Dicas Guia de Viagem Viajante
No comments
O Paraty Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Paraty, no Rio de Janeiro, lançou o movimento ‘Paratodes Paraty’ , cujo objetivo é transformar a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, em um destino referência para turistas LGBTQIAPN+ nacional e internacionalmente.

Cristiana Fernandes, conhecida como Kitty, designer, professora e proprietária da Átame uma loja inclusiva de Paraty está à frente do projeto ao lado de seu amigo Alexandre Carvalho, sócio da Pousada Casas do Pátio.

O ‘Paratodes Paraty’ surgiu porque os dois são comerciantes de estabelecimentos declaradamente LGBTQIAPN+. Com isso, foram convidados pelo CVB - Convention & Visitors Bureau de Paraty, onde são associados, para liderar uma ação conjunta com a Prefeitura, para levar uma capacitação para o turismo da cidade.

O Presidente da CVB, Sebastian Buffa e o Secretário de Turismo de Paraty, Marcos Paulo, ao frequentar vários eventos de ambas as empresas, perceberam a necessidade de Paraty ter um movimento voltado para este público, já que recebe anualmente milhares de turistas LGBTQIAPN+.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo LGBTQIA+ representa 10% do volume do turismo mundial, responsável por 15% de todo valor movimentado no setor. No Brasil o segmento LGBT é responsável por uma movimentação financeira de R$ 150 bi por ano.

“Muito se avançou no Brasil acerca das conquistas para esse público, como união civil, direito à legalização de nome social etc., e os receptivos devem não só conhecer essas mudanças, mas também lidar com as diferenças. Daí, nos reunimos com voluntários interessados em discutir propostas, somando-se hoje em cerca de 60 pessoas”, explica Kitty.

No processo de condução do projeto, eles se reuniram para elaborar uma captação de recursos para a contratação da capacitação. “Percebemos que seria necessário, primeiramente, uma sensibilização da população, pois não podemos esquecer que muitos desses receptivos também são LGBTQIAPN+. Fizemos um brainstorming coletivo e dele surgiu a ideia de realizar o primeiro Fórum da Diversidade de Paraty, gratuito, com palestrantes já engajados, debatendo com os cidadãos, em conjunto com a esfera pública e privada. Dali, nasceu o Paratodes, um programa que visa várias frentes de discussão, dentre eles a ideia de um fórum de debates”, narra.

O projeto já contou com a realização de um evento em julho, na Casa de Cultura de Paraty, e ficou lotado do começo ao fim. “Percebeu-se que muito há de se avançar no trato dos assuntos relacionados à inclusão, quando foi só um pontapé inicial. Para o movimento, recebemos a arte do artista plástico Aécio Sarti, que representa muito o tom de leveza e representatividade que demos na divulgação do projeto”, completa Kitty, que também cita que foi feito um financiamento coletivo para que houvesse a viabilização do curso de capacitação.

“Há muitas cidades já engajadas e avançadas nas discussões da melhoria da qualidade de vida da população LGBTQIAPN+ , mas sabemos que existe uma intolerância que leva à violência e a uma mortalidade ainda muito elevada, apesar de hoje haver uma maior abertura ao diálogo. Nessas cidades, há programas de inclusão que garantem a legitimação dos direitos do cidadão, além do combate à LGBTfobia. Pretendemos que as discussões invadam organismos públicos e privados para não só incluir a população de Paraty, mas que também os visitantes se sintam acolhidos e protegidos, com qualidade nos serviços e a excelência no atendimento”, pontua a designer.

Além da realização de fóruns de discussão, como realizado em julho, eles pretendem qualificar e fornecer capacitações para melhorar o atendimento, realizar pesquisas para mapeamento do público LGBTQIAPN+ e realizar outras ações conjuntas com a saúde, educação, turismo, cultura, segurança etc.

“Acreditamos que, aos poucos, com respeito e cuidado com o próximo, vamos avançando nas discussões e ampliando as possibilidades de melhoria da qualidade de vida da população em geral, não só a LGBTQIAPN+. Acreditamos que a cidade que inclui, também recebe e acolhe melhor a todes”.

Com o movimento 'Paratodes', já tiveram pequenas conquistas. Após a realização do fórum, conseguiram a ajuda de um juiz para novembro, em que ele ajudará, gratuitamente, as pessoas que desejem realizar a validação de nome social ou o casamento homoafetivo.

“Ficamos surpresos com a adesão no primeiro fórum, no qual compareceram famílias ávidas a sentirem-se acolhidas, pessoas que buscavam respostas à legitimação de seus próprios direitos de cidadãos, profissionais liberais e do serviço público que procuravam não só entender como proceder com a diversidade, mas também, como contribuir para o projeto”.

Além disso, a secretaria de assistência social e dos direitos humanos está realizando uma pesquisa para o mapeamento da população e alguns profissionais da área médica estão se organizando para um protocolo eficaz de atendimento à população LGBTQIAPN+. de Paraty. “Estamos estreitando conversas com vereadores e outros órgãos para uma condução assertiva de ações conjuntas. Há muito o que fazer, mas o primeiro passo foi dado”, completa.

É possível criar espaços seguros e acolhedores para a população LGBT+ dentro do turismo brasileiro. E o projeto visa isso.

“Há dados recentes de um alto poder aquisitivo vindo desse público, disposto a gastar com o turismo. Há discussões na mídia a respeito do uso do denominado ‘pink money’. Porém, esse assunto, apesar de ter grande importância, pois vivemos do turismo, não é o principal foco. É preciso que os indicadores de violência e educação em busca da igualdade melhorem em nosso país. Há, sim, a possibilidade de termos uma nação segura e menos LGBTfóbica ao espelho de outros países mais desenvolvidos, como a Grécia, Alemanha, Suíça e até a Argentina”.

Para Kitty, ao mesmo tempo que o projeto tem enorme importância, ela sonha que não haja a necessidade da presença de uma bandeira do arco-íris na porta dos estabelecimentos para que as pessoas se sintam mais aceitas e seguras. “Há que incluir mais letras à sigla se for preciso e realizar eventos do tema, como as paradas, por exemplo, pois buscamos muito mais do que respeito, mas a legitimidade às leis. Não é possível que em pleno século 21 precisemos ainda dizer que estamos aqui”.

Embora o projeto esteja em processo de consolidação e ainda em uma fase de crescimento, ambos esperam fazer mais. “Para isso acontecer, é preciso de união e interesses mútuos, pois além de uma recepção ao turismo de qualidade, é preciso acolher uma população e tornar essa cidade ainda mais potente no que faz”, finaliza.

Fonte: IG Turismo

Related Posts

0 comentários

Seu comentário foi enviado com sucesso!

Assinar: Postar comentários (Atom)

Posts Populares

  • CasaFérias garantindo a segurança da locação
    Um viajante, ao procurar um imóvel pela internet, quer se certificar da idoneidade da negociação e, principalmente, da existência do imóv...
  • Lugares frios para passar a lua de mel no Brasil
    Não há nada mais romântico do que viajar com quem se ama para um lugar frio e charmoso, principalmente quando se trata da lua de mel. Emb...
  • Anúncio destaque: Lindo Apartamento novo Canasvieiras! A 50 metros da Praia!
    Continuando nossa série de entrevistas com os anunciantes dos imóveis mais procurados do site, hoje o Blog CasaFérias mostra mais uma suges...
  • Como fazer a consulta no imóvel de sua preferência
    Uma das dúvidas mais pertinentes na nossa central de atendimento é a forma como o viajante fará o contato com o proprietário daquele imóvel...
  • Piscininha, amor: conheça praias brasileiras banhadas por águas tranquilas
    O Brasil tem praias ótimas para a prática do surfe e outras que são perfeitas para flutuar no meio de agradáveis ondas. Por outro lado, o l...

Categorias

Acessibilidade alquiler de vacaciones aluguel por temporada Animais Anúncio Destaque Copa do Mundo 2014 Cultura Destinos do Brasil Dicas Economia Educação Esportes Festa Gastronomia Guia CasaFérias Guia de Viagem História Hospitalidade Justiça location de vacances Meio Ambiente Mídia Mundial no Brasil Música Novidade Promoção Proprietários Reserva imediata Reserva rapida Reserva sem espera Reserve Agora Saúde Segurança Tecnologia Testador CasaFérias Transporte Turismo vacation rental Viajante

CasaFérias Blog

CasaFérias - Aluguel por Temporada

Melhores Notícias

  • Atenção, anfitrião: Cuidado com o golpe do WhatsApp!
    No post de hoje, deixamos uma dica de segurança fundamental para você que utiliza o CasaFérias e quer manter seus contatos (e seu telefone t...
  • CasaFérias garantindo a segurança da locação
    Um viajante, ao procurar um imóvel pela internet, quer se certificar da idoneidade da negociação e, principalmente, da existência do imóv...
  • Descanso e tranquilidade: Cinco destinos brasileiros para fugir do agito do Carnaval
    O Carnaval é uma das festas mais esperadas do ano no Brasil, mas nem todo mundo está em busca de agitação e folia. Para aqueles que preferem...
  • Dicas para o proprietário: Como lidar com os hóspedes durante a estadia
    A série “Dicas para o proprietário” está de volta! Ao se tornar proprietário de um imóvel para aluguel por temporada, um dos aspectos mais i...
  • Rio de Janeiro e Buenos Aires lideram buscas para o Carnaval 2025
    A cidade do Rio de Janeiro e Buenos Aires são os destinos mais procurados para o Carnaval 2025, segundo levantamento feito pela Decolar. A p...

Tags

  • Acessibilidade
  • alquiler de vacaciones
  • aluguel por temporada
  • Animais
  • Anúncio Destaque
  • Copa do Mundo 2014
  • Cultura
  • Destinos do Brasil
  • Dicas
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Festa
  • Gastronomia
  • Guia CasaFérias
  • Guia de Viagem
  • História
  • Hospitalidade
  • Justiça
  • location de vacances
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mundial no Brasil
  • Música
  • Novidade
  • Promoção
  • Proprietários
  • Reserva imediata
  • Reserva rapida
  • Reserva sem espera
  • Reserve Agora
  • Saúde
  • Segurança
  • Tecnologia
  • Testador CasaFérias
  • Transporte
  • Turismo
  • vacation rental
  • Viajante

Mais Recentes

  • Revista internacional aponta Belém do Pará entre as dez melhores cidades gastronômicas do mundo
    Uma publicação que viralizou nas redes sociais apontando Belém como a 7ª melhor cidade do mundo para amantes da gastronomia. O ranking foi p...
  • Cidade histórica mineira é destaque no turismo cultural brasileiro
    Com ruas de pedra, igrejas barrocas e um ar de passado preservado, Ouro Preto, em Minas Gerais, é uma verdadeira joia do turismo cultural br...
  • Lençóis Maranhenses aparecem entre destinos brasileiros mais procurados por turistas estrangeiros
    Cada vez mais, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem se destacado no cenário turístico internacional. A novidade: apareceu em quarto...
  • Dicas para o proprietário: Marcas de edição em fotos
    A série “Dicas para o proprietário” está de volta! O post de hoje é voltado para você que está fazendo a edição de seu anúncio, inserindo no...
  • Movimentação nos aeroportos cresce 6% em março e ultrapassa 23 milhões de passageiros no trimestre
    No primeiro trimestre deste ano, mais de 23,7 milhões de viajantes embarcaram em voos nacionais movimentando os aeroportos de todo o país. A...
CasaFérias - Aluguel por Temporada