Em janeiro, demanda por voos domésticos alcança 91% do patamar pré-pandemia
Como prova da gradual recuperação do setor aéreo no país, a demanda por voos domésticos, em janeiro deste ano, alcançou a marca de 91% do índice registrado antes do início da pandemia de coronavírus, em 2019. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o cenário é de crescimento: a demanda de passageiros aumentou 23% (aferida em RPK) e a oferta por voos avançou 20% (ASK). Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
No primeiro mês do ano, os aeroportos do país transportaram 7,5 milhões de passageiros em rotas nacionais. Trata-se de um aumento de 22% se comparado ao número de viajantes em janeiro de 2021.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, atribui os números em grande parte ao esforço do governo federal em vacinar a população contra a Covid-19 e garantir segurança sanitária nos destinos nacionais. “Estamos chegando a índices pré-pandemia, e isso é muito bom para o nosso setor. Permaneceremos trabalhando para que os turistas se sintam seguros ao trafegar pelo país”, disse.
Para promover um ambiente mais seguro no país, aliado à vacinação, o Ministério do Turismo, de forma pioneira, lançou ainda em 2020 o Selo Turismo Responsável, conferido a locais que se comprometem a cumprir protocolos para a prevenção da Covid-19. Ou seja, um incentivo à adoção de boas práticas sanitárias. Atualmente, mais de 30,8 mil estabelecimentos e guias de turismo já aderiram à iniciativa, adotando práticas mais seguras para turistas e trabalhadores do setor.
Fonte: Ministério do Turismo
0 comentários