Ação conjunta da UFRN busca ajudar destinos turísticos potiguares
A professora do PPGDem, Luciana Lima, que participa do projeto Galinhos – Território Seguro e Sustentável, esteve no início de julho no município para apresentar e discutir detalhes do projeto com setores do poder público e sociedade local. A ação faz parte de uma iniciativa das Secretarias de Estado de Saúde Pública (SESAP) e Turismo (SETUR), em parceria com a Prefeitura de Galinhos e a UFRN, que pretende desenvolver ações sustentáveis para o turismo local.
O estudo é um projeto piloto em destinos turísticos de pequeno porte em localidades com baixo número de habitantes, que busca facilitar a articulação dos agentes e setores envolvidos nos eixos turístico/econômico, epidemiológico/sanitário e ambiental/social. “É um projeto interdisciplinar e multissetorial que visa articular diversas dimensões socioeconômicas da localidade no sentido de enfrentar as vulnerabilidades que já existiam antes da pandemia”, pontua Luciana.
Os detalhes da ação foram explicados pela professora no programa Rasgaí, podcast do PPGDem, onde ela diz que o projeto pode oferecer uma oportunidade de retomar as atividades turísticas no local de modo programado e sustentado ou até mesmo sair da pandemia em condições melhores do que existiam antes. Como se sabe, um dos setores econômicos mais afetados pela pandemia da covid-19 no Brasil e, particularmente na região Nordeste, foi o do turismo.
Luciana afirma tratar-se de uma iniciativa importante, pois vai além da mera proposição de protocolos sanitários para o retorno gradual das atividades econômicas ligadas ao turismo com a perspectiva de avanço da vacinação.
Foto: Cícero Oliveira (AGECOM UFRN)
Fonte: AGECOM UFRN
0 comentários