RedeTrilhas ganha segundo percurso no roteiro: o Caminho de Cora Coralina
Os 330 quilômetros do Caminho de Cora Coralina passam a integrar a partir desta terça-feira (23/03) a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso (RedeTrilhas). O percurso passa pelas cidades históricas de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá e a Cidade de Goiás, abrangendo também os municípios de Cocalzinho de Goiás, Itaguari e Itaberaí. Além do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a rede é composta por membros do Ministério do Turismo e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A trilha de longo curso, idealizada em 2013, encanta os turistas com muita natureza, povoados locais e muitos atrativos para os adeptos do ecoturismo. O caminho surgiu com o propósito de interligar os municípios, fazendas e atrações da região. Tudo isso é percorrido por antigos caminhos, numa expedição turística para ser aproveitada pelos viajantes caminhando ou pedalando.
“O Brasil é o país com o maior potencial de crescimento no turismo pós-pandemia onde o turista do mundo todo vai procurar por destinos de natureza e não tem lugar mais bonito do que o nosso Brasil. Somos o único país no mundo com seis biomas - Pantanal, Pampa, Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga, Cerrado e a nossa Amazônia Azul”, assegurou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
Na última semana, a RedeTrilhas ganhou o primeiro percurso, a trilha Transcarioca, localizada no estado do Rio de Janeiro. O percurso compreende pontos como o Pão de Açúcar e a Lagoa Rodrigo de Freitas, que cruza o Rio de Janeiro, saindo da Barra de Guaratiba e chegando ao Morro da Urca. Os atrativos naturais e culturais, por ela interligados, incluem a pista Cláudio Coutinho, o Parque Municipal José Guilherme Merquior e o Parque Lage.
REDETRILHAS: As propostas de adesão de Trilhas de Longo Curso à RedeTrilhas devem ser apresentadas ao Ministério do Meio Ambiente em meio físico ou enviadas para o e-mail redetrilhas@mma.gov.br. Elas podem ser encaminhadas por órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou entes privados, de acordo com os requisitos para adesão estabelecidos na Portaria Conjunta MMA/MTur/ICMBio nº 500, de 15 de setembro de 2020.
A busca por destinos de natureza aparece como tendência para o turismo pós-Covid e pensando na retomada das atividades turísticas, o Ministério do Turismo lançou o “Guia de Viagem em Família”, no qual são apresentados destinos, passeios e experiências para que as famílias brasileiras possam redescobrir o Brasil. Nele, são indicadas viagens de curta distância que promovam bem-estar e atividades ao ar livre. Também são dadas dicas para aproveitar a viagem em família, desde os relacionados aos protocolos de segurança estabelecidos no Selo Turismo Responsável e à atenção aos equipamentos de proteção e de segurança, como máscaras e álcool em gel.
Foto: Reprodução (Governo de Goiás / Via Ministério do Turismo)
Fonte: Ministério do Turismo
0 comentários