MG: 5 dicas de turismo para se encantar pelos arredores de Belo Horizonte
Que tal passear pelos arredores da capital mineira? Além do belo horizonte existem diversos lugares interessantes para se conhecer! O estado de Minas Gerais é repleto de encantos. Seja pela simplicidade, pela hospitalidade ou pelas maravilhas naturais, os arredores de Belo Horizonte, sua capital, têm muitos atrativos para se conhecer.
Se você quer descobrir o que há de melhor além das fronteiras de Belo Horizonte, confira, a seguir, 5 dicas imperdíveis de destinos para incluir no roteiro!
1. Parque Estadual do Sumidouro: O Parque Estadual do Sumidouro está localizado a 50 km de distância da capital. Seu nome tem relação com sua lagoa principal, que tem abertura para uma rede de galerias que permite a penetração da água pelo subsolo — fenômeno é conhecido como “sumidouro”.
No parque, estão localizados importantes registros da história do país, como pinturas rupestres e um sítio arqueológico, escavado no século XIX, que levou à descoberta de 80 fósseis.
2. Congonhas: A cerca de 80 km de Belo Horizonte, a cidade de Congonhas tem um legado histórico para o estado de Minas Gerais e para o Brasil.
Repleta de simbolismo e religiosidade, a cidade de Congonhas é famosa por abrigar as estátuas dos Profetas de Aleijadinho, localizadas no imponente Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, e por suas igrejas com características clássicas da arquitetura barroca, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
3. Serra do Cipó: O grande ponto forte da Serra do Cipó é o ecoturismo, com trilhas e cachoeiras para todos os tipos de aventureiros. Quem passeia pelo Parque Nacional da Serra pode ver a biodiversidade de perto: flores, árvores e plantas com cores e formatos deslumbrantes.
Além do turismo de natureza, essa atração próxima Belo Horizonte pode ser uma ótima opção para casais apaixonados: lá, é possível encontrar hotéis românticos e aconchegantes!
4. Caeté: A uma altura de 1.746 m, encontramos o Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, com suas duas igrejas; uma barroca e uma moderna. De lá,é possível ver os “mares de Minas” e desfrutar de um momento de reflexão e encontro com a religiosidade.
5. Inhotim: O Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico Inhotim é conhecido como o maior no segmento de arte contemporânea do mundo e é um espetáculo à parte. Ao longo de seus 145 hectares, os visitantes encontram instalações artísticas fixas e itinerantes, além de um paisagismo de tirar o fôlego. Vale a pena dedicar mais de um dia para conhecer as atrações do espaço.
O que fazer em BH: Se você está aproveitando as férias e tem alguns dias livres no roteiro, nossa dica é para que aproveite também os encantos da capital. Na cidade, você encontra preciosidades arquitetônicas, como a Igreja São Francisco de Assis e o famoso edifício Maletta, abrigo de redutos boêmios e culturais. Belo Horizonte também tem parques e bairros históricos repletos de tradição, como o bairro de Santa Tereza.
Fonte: Blog Grupo Saritur
0 comentários