Dicas: Faça sua própria máscara reutilizável
Não é porque estamos vivendo em meio a uma pandemia que devemos nos preocupar menos com o meio ambiente. Pelo contrário, é nesse momento que devemos ser ainda mais conscientes com as questões ambientais.
Embora serviços de limpeza urbana continuem funcionando, devemos lembrar que esses profissionais estão se arriscando, pois são serviços essenciais, e você pode colaborar não jogando mais lixo no meio ambiente ou nas ruas da sua cidade.
Com o avanço do COVID-19 no país, vimos as máscaras cirúrgicas descartáveis sumirem rapidamente do mercado. Com isso, o Ministério da Saúde recomendou que a população produzisse suas próprias máscaras caseiras em tecido, deixando as máscaras descartáveis para os profissionais da saúde que possuem uma demanda alta por esse acessório.
O Ministério da Saúde alega que as máscaras caseiras têm excelente efetividade como barreira mecânica de proteção ao vírus, ajudando o sistema de saúde e o meio ambiente.
Orientações Para Sua Máscara: Para que sua máscara seja eficiente, ela deve conter ao menos duas camadas de tecido e não pode ser dividida com outras pessoas.
O tecido pode ser de algodão, malha, TNT, tricoline, dentre outros, e precisa ser feita nas medidas corretas, cobrindo completamente a boca e o nariz. Ela também precisa se ajustar bem a lateral do rosto e, não menos importante, higienizada corretamente e com frequência.
Após produzir a sua própria máscara, você deve seguir os passos abaixo para garantir a maior efetividade:
- Lave sempre as mãos antes e depois de manusear sua máscara;
- Coloque a máscara antes de sair de casa;
- Não toque na máscara enquanto estiver na rua;
- Depois de usá-la, deixe de molho em água e sabão por 20 minutos;
- Respeite o tempo de uso da máscara. Se sentir que ela está úmida, é hora de trocar, por isso, tenha mais de uma peça;
- O uso da máscara não dispensa todos os outros cuidados com higiene e o isolamento social.
Cada vez que você reutiliza uma máscara de tecido, você deixa de jogar fora uma máscara descartável. Jamais descarte suas máscaras no meio ambiente (independente dela ser descartável ou não). Além de poluente, a máscara é contaminante e se alguém descartar de forma errada, pode propagar a doença em vez de evitá-la. Plástico, pano ou gaze são materiais que demoram anos para se degradarem no meio ambiente.
Produza a sua máscara reutilizável, proteja sua saúde e o meio ambiente.
Fonte: Juntos a Bordo
0 comentários