Como prevenir o câncer de mama
Todos os anos acontece o Outubro Rosa, com o objetivo de popularizar a conscientização sobre o câncer de mama, além de homenagear as mulheres que já enfrentaram o problema.
Imagem: www.superbom.com.br |
A doença é a segunda maior causa de mortalidade entre as mulheres. Fatores genéticos são historicamente conhecidos como causas. Porém, especialistas afirmam que os hábitos possuem grande peso no desenvolvimento de um tumor.
Segundo a ginecologista especializada em mastologia e obstetrícia, Karina Furlan Anselmi, o fator genético representa 10% das causas de câncer de mama. Os outros 90% resultam de alterações genéticas que o organismo sofre durante os anos, que podem ser causadas pela alimentação e pelo meio ambiente, entre inúmeros fatores. “Ter filho após os 30 anos, não amamentar, menopausa tardia depois dos 50 anos, ou seja, tudo o que expõe a mulher ao hormônio por um tempo prolongado também pode aumentar o risco”, explica.
Karina conta que existem trabalhos recentes que mostram o aumento de vários tipos de câncer relacionado aos hábitos alimentares, inclusive o câncer de mama. “A alimentação equilibrada aumenta as chances de deixar o corpo protegido. Precisa ser o mais natural possível, com menos doce, açúcar e tudo o que seja muito refinado, além de diminuir a ingestão de carne e itens processados. Alimentos integrais, frutas, verduras e legumes devem ser consumidos com frequência”, ressalta.
De acordo com a especialista, o consumo de álcool tem relação direta com o câncer de mama. Pessoas que consomem mais de duas doses de bebida alcoólica diariamente, tem aumento de 10% na chance de desenvolver a doença. Karina ainda recomenda que o cigarro seja evitado. “Embora ainda não haja estudos que comprovem o aumento do câncer de mama com o uso do tabaco, ele influencia no surgimento de outras doenças”, esclarece.
A amamentação ajuda a proteger contra o câncer de mama, desde que seja antes dos 30 anos e prolongada por mais de 6 meses. Segundo Karina, ocorre um bloqueio hormonal no período em que a mulher está amamentando e a mama termina de amadurecer, ficando mais fácil de visualizar o tumor na mamografia.Outro hábito que deve ser adotado é a prática de atividades físicas. De acordo com a especialista, o costume de se exercitar colabora para evitar o câncer e também protege aquelas mulheres que já tiveram a doença, impedindo o seu retorno. A atividade física colabora mantendo o peso, assim, não há conversão do estrogênio na gordura do corpo.Os exames preventivos, como a ressonância da mama e a mamografia, têm um papel importante na prevenção e devem ser feitos anualmente após os 40 anos. Antes dessa fase, é importante ir ao médico uma vez por ano para fazer o exame clínico. Além disso, todo mês, é preciso observar a mama na frente do espelho para ver se ela está com saliência, se existe algum nódulo no seio, retração do mamilo ou da auréola, ou se uma está maior que a outra. Isso deve ser feito, principalmente, após o período menstrual, pois não há influência hormonal. E se notar qualquer alteração, procurar imediatamente o médico.
Imagens: www.tuasaude.com |
Se diagnosticado com antecedência, as chances de cura do câncer de mama são de mais de 95%.
Nas suas próximas férias, alimente-se e beba com sabedoria, e aproveite a praia para se exercitar :D
Clique aqui e encontre uma casa de praia perfeita para você.
Nas suas próximas férias, alimente-se e beba com sabedoria, e aproveite a praia para se exercitar :D
Clique aqui e encontre uma casa de praia perfeita para você.
Fonte: https://www.walmartbrasil.com.br
0 comentários