Veja como montar a mala ideal para cada tipo de viagem
A mala de viagem perfeita exige estratégia. Do planejamento até a arrumação, é preciso pensar, ao mesmo tempo, em como economizar espaço e encaixar cada roupa de modo que chegue ao destino em condições de ser vestida, sem amassar.
Para não levar nada a mais nem a menos, a organizadora pessoal Carol Rosa recomenda preparar uma lista separando as peças por dia de viagem e investindo naquelas que podem ser usadas mais de uma vez, como sapatos neutros e calças jeans.
Mas nada de tirar do armário e colocar direto na mala. O melhor é visualizar todas as roupas antes de guardá-las.
Para ganhar espaço, uma dica é ir vestido durante o voo com os itens de maior peso e volume, como casacos e botas.
A pedido da Folha, Rosa organizou duas malas: uma feminina de calor para ser levada dentro do avião em um roteiro de cinco dias, e uma masculina para clima frio, de tamanho médio, para ser despachada e levada em uma viagem de dez dias.
Masculina:
- Arrume das peças mais pesadas para as mais finas. Comece pelas calças, deixando para fora as pernas, que devem ser fechadas ao final. Isso evita que o tecido fique marcado e acomoda melhor as outras roupas.
- Busque ocupar todos os espaços, não enchendo apenas o meio da mala. Para aproveitar bem as laterais, coloque os pés dos sapatos separados em sacos plásticos ou de tecido, protegendo as roupas.
- Sobre as pernas das calças fechadas, posicione os itens mais delicados e fáceis de amassar. No lado da mala que ficou vazio, vão um casaco mais pesado, meias, cuecas e nécessaires.
- Uma mala com dois compartimentos facilita a visualização das peças, modelo ideal para quem não terá armário no destino. Para não amassar, a camisa foi colocada por último, dobrada só uma vez. Couberam quatro calças, sete camisetas, dois pijamas, duas malhas e um moletom.
Feminina:
- Para cinco dias, uma calça e três shorts mais básicos são suficientes. Acomode a calça primeiro com a perna para fora e, em seguida, os shorts bem esticados, fazendo uma base para o resto das peças.
- Como é preciso trocar a parte de cima mais vezes, o ideal é levar seis blusas e um vestido. Arrume as roupas sem dobrar muito. Diferentemente do que parece, os rolinhos ocupam mais espaço e deixam as roupas amassadas.
- Coloque calcinhas e biquínis em um saco plástico. Para saber quantas peças íntimas levar, calcule os dias e acrescente mais uma (seis, neste caso). Se for lavar os biquínis, bastam três.
- Para a bagagem de mão, neste caso com apenas um compartimento, prefira nécessaires plásticas, que são mais leves. Aqui, o sutiã preto foi acomodado na parte de cima da mala, por ser mais delicado, e os bojos da peça, preenchidos com duas saídas de praia para proteger seu formato.
Foto: Eduardo Anizelli (Folhapress / Folha de S. Paulo)
Fonte: Folha de S. Paulo
0 comentários