10 ruas icônicas (e cheias de entretenimento) que você precisa conhecer em São Paulo
Toda grande cidade tem suas ruas famosas – Paris tem sua Champs Élysées, Buenos Aires tem a Avenida 9 de Julio e Nova York tem nada menos que a 5th Avenue. Mas São Paulo não fica atrás, não. Nossa Avenida Paulista é conhecida no mundo inteiro e é apenas uma das vias fascinantes que ganharam vida na capital paulistana através de restaurantes, museus, arte, bares e muitas lojas.
Pensando sempre em ajudar nosso leitor a explorar o melhor da nossa cidade, o Guia da Semana listou 10 ruas que você precisa conhecer em São Paulo. Confira:
Avenida Paulista: Não é exagero dizer que a Avenida Paulista é um lugar essencial para experienciar, de fato, São Paulo. É impossível entender a diversidade da nossa metrópole sem visitar o nosso mais famoso cartão postal. Com quase 130 anos de idade, a Avenida Paulista é um importante centro comercial do Estado e, hoje, concentra inúmeras opções de cultura e entretenimento dentre museus, restaurantes, centros culturais, shoppings, cinemas e muito mais! Por lá você encontra o museu mais famoso da cidade, com um dos maiores acervos de arte da América Latina no mundo: o MASP. Um dia inteiro andando pela Paulista pode não ser suficiente para conhecer tudo que ela tem a oferecer.
25 de Março: Pode parecer uma grande bagunça, mas uma das regiões mais famosas da cidade guarda seu charme e muita história. Quem quer conhecer verdadeiramente São Paulo precisa visitar um dos maiores centros de comércio da América Latina, lugar onde se pode comprar praticamente tudo. Com mais de 150 anos, a Rua 25 de Março recebeu este nome em homenagem ao dia em que Dom Pedro I outorgou a primeira Constituição do Brasil, em 25 de março de 1824. No fim do século XIX, ela já era famosa pelo seu comércio.
Beco do Batman: Localizada no boêmio bairro da Vila Madalena, a travessa recebeu esse nome por conta de um grafite do personagem da DC há muitos anos. Hoje conta com diversos outros trabalhos, inclusive de artistas famosos, e recebe visitas guiadas. O espaço costuma ser citado como referência de arte urbana em São Paulo.
Rua Augusta: O trecho da via localizado entre a Praça Roosevelt e a Avenida Paulista concentra uma grande quantidade de galerias, bares, restaurantes e baladas, sem falar do Teatro Augusta, que recebe peças alternativas e experimentais. O outro lado também conta com bons restaurantes. É uma rua cheia de pessoas das mais variadas tribos que vão em busca de roupas diferentonas, um pastel de feira ou um tradicional prato espanhol, um boteco ou um bom drink, um filme do circuito alternativo ou, claro, uma intensa noite de festa.
Rua dos Pinheiros: Os amantes de gastronomia, mixologia e música precisam visitar a Rua dos Pinheiros. Localizada no Baixo Pinheiros, a saída da estação Fradique Coutinho nos coloca bem no meio de seus vários bares e restaurantes. Tem opções para todos os gostos – cantina italiana, hamburgueria, casas árabes e alemãs, bares de drinks e botecos, sem falar da mais nova casa de shows de São Paulo, a Casa Natura Musical, na esquina com a Rua Artur de Azevedo.
Rua Itapura: Uma das mais famosas da Zona Leste, a rua localizada entre as estações Carrão e Tatuapé da Linha Vermelha tem uma das maiores concentrações de bares e restaurantes da cidade, com opções gastronômicas que vão de sushi a uma bela massa, sem falar dos drinks variados e das diversas docerias.
Rua Oscar Freire: Caso você já esteja um pouco cansado do aspecto descuidado de grande parte das ruas nesta lista, uma boa dica é visitar a Oscar Freire. A famosa rua é considerada um dos principais endereços de compras na cidade e, apesar da fama - não inteiramente equivocada - de ser pouco acessível, a rua até que tem uma ou outra loja onde é possível não gastar muito. E se o passeio pelas suas calçadas arrumadinhas cheias de gente bem vestida já não for o suficiente, vale a pena comprar um Ben & Jerry’s só pra não perder a viagem. A rua também está para receber uma estação de metrô e conta com bares do momento, como o Bar de Cima.
Rua Galvão Bueno: A mais famosa rua de um dos mais famosos bairros de São Paulo tem tudo que um amante de cultura e gastronomia asiática pode desejar. Além de lojas de artigos variados, o visitante pode experimentar diversos pratos típicos, se divertir nos tão característicos karaokês e até participar das típicas festas de Ano Novo Chinês. Aos finais de semana, vale a pena passar um tempo na Praça da Liberdade, onde a rua começa, e aproveitar a famosa Feirinha da Liberdade, com comidas e diversos artigos típicos.
Rua Avanhandava: Os diversos restaurantes do Grupo Mancini tomam conta da Rua Avanhandava, no centro da capital. Com luzes coloridas, fonte e um toque clássico, o local costuma ficar cheio durante os finais de semana. Ícone da gastronomia italiana na capital paulista, o Restaurante Famiglia Mancini oferece um cardápio repleto de massas caseiras e molhos, além de uma grande variedade de carnes, aves, peixes e frutos do mar. Para quem quiser ir de Pizza ou até mesmo Frutos do Mar, a rua possui estabelecimentos especializados - tudo da mesma família, é claro.
Rua Guiacuí: A rua é a mais nova a entrar para a lista das mais badaladas de São Paulo. Pacata até 2015, passou por uma grande transformação quando recebeu o famoso Pitico. O espaço era um velho estacionamento e se tornou um dos bares a céu aberto mais cool da cidade. Três anos depois da chegada do pioneiro, a pequena rua de pouco mais de 100 metros foi dominada por bares e restaurantes e hoje atrai um público jovem e diversificado que busca ceviches, sanduíches de falafel, deliciosos hambúrgueres vegetarianos e bons drink. Hoje, carros mal conseguem passar.
Fonte: Guia da Semana
0 comentários