Fique esperto: dicas importantes para quem vai viajar com crianças
Quem tem filho sabe: todo cuidado é pouco! E a atenção com os pequenos precisa ser redobrada durante as viagens.
Confira, abaixo, algumas dicas para escolher o destino, como entreter as crianças no trajeto e o que observar para se precaver de possíveis perigos e dores de cabeça.
DESTINO:
- Bebês e crianças até 3 anos: Escolha um destino de sua preferência. Nessa idade, os filhos ficam felizes de estar onde os pais estão.
- 4 a 7 anos: Inclua programas que interessam a elas também, como ver bichos.
- 7 anos ou mais: Dê um toque de aventura à viagem, com passeios de bugue, barco, etc.
VIAGEM:
- Horário: viajar durante a noite é mais fácil para a criança, que tem mais facilidade para dormir no avião ou no carro.
- Leve brinquedinhos, filmes e joguinhos para entreter os pequenos no caminho.
No avião:
- Chiclete, chupeta ou a amamentação ajudam a criança a não ter dor de ouvido na decolagem e no pouso.
- Crianças até dois anos não pagam passagem, desde que estejam no colo dos pais. Informe-se sobre a disponibilidade do cinto de segurança canguru. Mas, vale lembrar que o ideal é que elas voem em assento individual, em cadeirinhas.
No carro:
- Faça paradas para que as crianças descansem, usem o banheiro e se alimentem. Uma parada a cada 1h30 ou 2 horas pode ser uma boa medida para testar como elas se comportam nas primeiras viagens.
- Cadeirinha devem ser adequadas com a idade. Ao alugar um veículo, verifique se a locadora oferece o serviço. Caso contrário, leve a sua.
CUIDADOS BÁSICOS:
- Fique de olho nos pequenos. Afogamento é a segunda principal causa de morte infantil no país - crianças podem se afogar em apenas 2,5 cm de profundidade
- Antes de entrar na piscina, verifique se o ralo não está sugando a água com muita força
- Certifique-se se o hotel ou pousada tem salva-vidas na área da piscina
- Coloque o endereço da hospedagem e telefones de contatos na mochila dos filhos mais velhos. Nos pequenos, vale apostar em pulseiras com todas as informações
- Escolha hotéis que sejam perto da praia e passeios acessíveis. Andar muito carregando a criança e todos os apetrechos pode se tornar um pesadelo
- Repasse o protetor solar a cada duas horas e sempre após as crianças saírem da água. Bebês precisam de cuidados especiais, como sombras e roupas frescas, já que não se recomenda o uso de produtos químicos na pele
- Deixe o repelente sempre na bolsa. Use repelente indicado para a idade de seu filho
Fonte: Folha de S. Paulo
0 comentários