Pesquisa diz que quem faz selfies guarda mais lembranças das viagens
Será que existe um método para que turistas consigam guardar na memória mais lembranças de suas viagens? Um site norte-americano, em conjunto com pesquisadores da Universidade do Texas (EUA), ouviu 700 viajantes ao longo deste ano para tentar descobrir alguns truques.
Uma das conclusões é que se desconectar completamente não é necessariamente a melhor maneira de construir memórias de viagens. Turistas ativos nas redes sociais, que gostam de fazer selfies e publicar fotos dos passeios, guardam 40% mais lembranças.
É bom, porém, não exagerar: aqueles que passam mais de duas horas por dia no celular ou no notebook durante a viagem tendem a lembrar 26% menos de detalhes do que fez.
Viajar e trabalhar tem efeito parecido. Segundo o estudo, turistas que gastam ao menos uma hora por dia na labuta estão 24% mais propensos a ter problemas para se recordar das férias.
Outros pontos interessantes levantados pelo estudo estão ligados ao valor das viagens, ao destino e às companhias. No primeiro caso, vale saber: qualquer que seja o preço do pacote, ele não influi na capacidade de turistas de reter memórias dos passeios.
No segundo, o levantamento constatou que férias em locais de montanha ajudam a construir mais lembranças. E, por fim, os pesquisadores observaram que quem viaja com a família e com os amigos guarda 20% mais lembranças do que os que viajam sozinhos ou só com um desses grupos.
Foto: Remy de la Mauviniere (Associated Press / Folha de S. Paulo)
Fonte: Folha de S. Paulo
0 comentários