8 praias do Nordeste que você precisa conhecer
O Nordeste brasileiro é talvez uma das regiões mais exuberantes do nosso país --em três mil quilômetros de litoral, reúne praias tão paradisíacas e uma biodiversidade tão rica que ganhou destaque mundial entre viajantes de todos os tipos e gostos, pois lá você irá achar tanto lugares tranquilos para se desconectar do mundo quanto mais badalados caso esteja procurando por agito.
Dividido entre os Estados da Bahia, Piauí, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte, o Nordeste abriga a combinação perfeita de muito sol e temperaturas altas, presentes durante o ano inteiro, e de areia branca e águas tão cristalinas que se parecem com os mares do Caribe. E para lhe ajudar a decidir onde você deve passar suas próximas férias, nós, do site de viagens Dubbi, reunimos as oito mais belas praias dessa incrível região.
Baía do Sancho: Localizada em uma das mais exuberantes regiões do Brasil, o arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, essa praia está entre uma das mais paradisíacas talvez do mundo inteiro. É emoldurada por altas falésias e abriga em suas águas cristalinas uma diversificada vida marinha, portanto, não é à toa que se tornou um dos maiores pontos de toda a ilha para a prática do mergulho. Mesmo tendo acesso difícil e não contar com boa infraestrutura turística, a visita a esse lugar é obrigatória, pois todo o esforço é recompensado por sua beleza.
Praia Patacho: A dez quilômetros do famoso São Miguel dos Milagres, no município de Porto de Pedras, em Alagoas, esse paraíso se encontra quase deserto durante a maior parte do ano, tornando-se o destino ideal para qualquer viajante que procura tranquilidade com muita beleza natural. Seu mar de águas claras e mornas repletas de arrecifes formam piscinas naturais perfeitas para a prática de mergulho, e há vários coqueiros por toda a extensão de sua faixa de areia para se proteger do sol.
Porto de Galinhas: A 70 quilômetros de Recife, em Pernambuco, essa famosa e badalada praia tem como principal característica suas jangadas, que, durante a maré baixa, levam turistas para as piscinas naturais, onde é praticado mergulho com as diversas espécies de peixes coloridos existentes em suas águas claras. Por causa de sua beleza e do agito de seu balneário, a região se tornou um dos destinos turísticos mais procurados do litoral nordestino.
Galés: São três famosas piscinas naturais (conhecidas como galés) de Maragogi, em Alagoas, situadas logo em frente às praias, e se tornaram as principais atrações da região por serem os melhores pontos para mergulho. São muito extensas e abrigam diversas espécies marinhas, como peixes, moluscos e crustáceos, além de uma das mais belas formações coralinas do mundo.
Baía dos Golfinhos: Essa grande enseada é uma das principais atrações de Fernando de Noronha, pois mesmo sendo proibido nadar em suas águas, você poderá observar esses incríveis animais marinhos que deram nome ao lugar. É possível ainda subir em seus mirantes, que emolduram sua paisagem, e admirar esse espetáculo da natureza de cima, com centenas de golfinhos e seus filhotes.
Praia da Canoa Quebrada: Localizada no município de Aracati, a doze quilômetros de sua sede, no Ceará, essa praia tem como sua maior característica as dunas e falésias de cores avermelhadas e que chegam até trinta metros acima do nível do mar. Costumava ser uma pequena vila de pescadores até que um grupo de hippies se apaixonou por sua beleza paradisíaca e a transformou em um ponto turístico; atualmente, é uma das praias mais visitadas do estado.
Praia do Espelho: Essa bucólica praia fica escondida entre os povoados de Trancoso e Caraíva, em Porto Seguro, e é uma das mais charmosas do litoral baiano, com paisagem formada por grandes falésias de cores brancas e avermelhadas, altos coqueiros e mar e piscinas naturais de tons que variam do azul ao verde. Do lado direito da praia, o ambiente é ainda muito rústico e quase deserto; do lado esquerdo, há uma boa infraestrutura turística que conta com restaurantes, bares e pousadas com espreguiçadeiras para descansar em frente ao mar.
Pipa: São dez quilômetros de areias brancas, águas azuis, reservas de mata atlântica e enormes falésias à beira-mar que compõe o cenário do principal balneário de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. O que costumava ser uma pacata vila de pescadores, hoje é a praia mais movimentada da região e conta com uma excelente infraestrutura de restaurantes, bares, hotéis e pousadas, graças aos surfistas que a descobriram. Na maré baixa, forma-se as piscinas naturais, onde turistas podem nadar entre peixes, tartarugas-marinhas, recifes de corais e estrelas-do-mar, e, com alguma sorte, avistar os golfinhos que aparecem ao final da tarde.
Fonte e fotos: Blog Dubbi / Catraca Livre
0 comentários