AL: Roteiro de praias perto de Maceió é opção para curtir as férias no litoral
Para quem está em Maceió nas férias de julho e pretende expandir a diversão pelos arredores da capital alagoana, o G1 preparou um guia especial com roteiros bem perto da capital, que podem ser feitos tanto em viagens de fim de semana ou em excursões curtas de apenas um dia.
São opçõs nos litorais Norte e Sul, com praias, passeios histórico-culturais e uma variedade gastronômica que compõem destinos indispensáveis para o lazer em família ou a dois. Confira:
Litoral Norte:
Piscinas naturais, Paripueira - As boas vindas do roteiro da diversão no Litoral Norte alagoano começa a apenas 27 km de Maceió, na cidade de Paripueira, onde é possível mergulhar em um mar de águas mornas, calmas e claras que tem inúmeras piscinas naturais.
Para se chegar até essas piscinas, a 2 km da praia, é preciso navegar. O passeio, entre navegação e permanência nas piscinas naturais onde é possível se banhar próximo a diversas espécies da vida marinha, dura cerca de 1h30 e é feito por catamarã ou lancha.
As piscinas naturais estão localizadas dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, onde está a segunda maior barreira de corais do mundo.
Carro Quebrado, Barra de Santo Antônio - Outro destino que vale a pena conhecer é a praia de Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio, município que fica a 37 km ao norte da capital alagoana.
O atrativo do lugar, que preserva ainda praias semidesertas, são as falésias com areias coloridas que ficam bem próximas do mar. Além é claro, da enorme faixa de areia e do mar que possui um belo azul.
O local é propício para banho de mar e para se chegar é recomendável também seguir por navegação, em embarcações fretadas na área central da cidade, já que trafegar em veículo pela praia é crime.
Litoral Sul:
Povoado dos Sabores, Massagueira - Já no Litoral Sul alagoano, um dos principais atrativos, que também fica bem próximo de Maceió, é o pólo gastronômico da Massagueira.
Pequeno povoado pertencente ao município de Marechal Dedororo, o lugar é especial pela culinária baseada em frutos do mar, considerada boa e barata, e pela vista dos restaurantes que ficam às margens da lagoa Manguaba.
Os doces do lugar, comercializados em tabuleiros de barracas rústicas que ficam às margens da rodovia AL-101 Sul, também são bem conhecidos e apreciados. Principalmente as cocadas de frutas: coco, maracujá, goiaba e os suspiros feitos à base de claras de ovos, limão e açúcar.
Praia do Francês, Marechal Deodoro - Destino de público variado, a praia do Francês atende bem a todos os públicos, quem busca agitação ou descanso. Isso porque de um lado a praia oferece ondas ideais para prática de esporte como o surf; e do outro, uma proteção natural de pedras que deixa o trecho mais adequado para o banho tranquilo de mar.
Com águas claras e mornas, a praia do Francês possui espaços divididos: um mais isolado, com um extenso coqueiral; e outro mais ‘urbano’ com bares, pousadas e restaurantes próximos.
Além disso, a praia tem atrativos como passeios de barcos que levam às piscinas naturais, onde é possível apreciar inúmeras espécies marinhas.
Centro histórico, Marechal Deodoro - Para quem prefere ir além dos passeios das praias, uma opção no Litoral Sul alagoano é a cidade de Marechal Deodoro, onde nasceu o proclamador da República do Brasil que dá nome ao lugar.
Primeira capital de Alagoas, o Centro Histórico da ‘Terra do Marechal’ ainda resguarda um precioso patrimônio arquitetônico e cultural com museus, igrejas, conventos e casas que remetem à colonização portuguesa.
Localizada às margens da lagoa Manguaba, a cidade, que possui muita história e ‘estórias’ que os moradores garantem a veracidade mesmo sem poder comprovar, também é terra de artesãs rendeiras, pescadores e músicos.
Gunga, Barra de São Miguel - Quilômetros à frente, mas nem tão distante da capital, está a praia do Gunga, uma das mais famosas e mais bonita do Brasil. O lugar presenteia o visitante com visual de sua longa faixa de areia branca, com coqueirais e um mar de um azul impressionante, que encontra com a lagoa do Roteiro.
Se o banho de água salgada no mar e da água doce da lagoa já são suficientes para o visitante querer ficar horas à sombra de coqueiros, os atrativos do entorno a exemplos de passeios de barcos pela lagoa e de buggys que chegam bem próximos de falésias e mirantes compensam ainda mais o passeio.
Fotos: Jonathan Lins (G1)
Fonte: G1
0 comentários