Turismo de bebidas: cervejas
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cervejas, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. No entanto, o que chama atenção nos últimos anos é o crescimento do mercado artesanal.
As cervejarias artesanais, em geral, são montadas em estruturas familiares, e com o desenvolvimento do setor essas propriedades passaram a fazer parte dos roteiros turísticos de algumas cidades, imitando o que aconteceu há alguns anos com o turismo das vinícolas.
Vamos conhecer alguns desses destinos cervejeiros.
Sudeste:
- O Rio de Janeiro está investindo no projeto “Rota Cervejeira”, um circuito que interliga os produtores de cerveja da região, incluindo as micros e grandes cervejarias, e ainda os bares e pubs que produzem a própria cerveja no local. Os municípios de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim estão integrados a esta rota.
- Em São Paulo, além da capital, cidades Ribeirão Preto, Piracicaba, Votorantim e Indaiatuba já fizeram fama com suas cervejas.
- Minas Gerais já está sendo apelidada de “Bélgica Brasileira” (referência ao país que produz cervejas de grande qualidade). Na grande Belo Horizonte e em Nova Lima já são produzidos 55 tipos de cerveja.
Sul:
- Os imigrantes alemães são os principais cultivadores da tradição artesanal da cerveja, por isso, a região Sul, com forte influência germânica são conhecidos por sua produção artesanal. A maioria delas respeita a Reinheitsgebot (Lei da Pureza da Cerveja), instituída em 1516 pelo duque Guilherme IV da Baviera, que diz que a cerveja deve ser produzida apenas com água, malte de cevada e lúpulo.
- No Rio Grande do Sul, existem pelo menos 30 cervejarias artesanais em cidades como: Cachoeira do Sul, Canela, Feliz, Gramado, Ivoti, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul.
- Em Santa Catarina, o Vale Europeu congrega a maioria das cervejarias: Blumenau, Brusque, Gaspar, Pomerode, Jaraguá do Sul e Joinville.
- No Paraná, a capital Curitiba tem a maioria das artesanais, mas outras cidades também não fazem feio: Araucária, Campo Largo, Palmas, Cascavel, Pinhais.
Outros destinos: Localidades como Manaus (que já tem sua própria Oktober Fest), Distrito Federal e alguns municípios do Espírito Santo também possuem produção de cervejas artesanais.
Se está programando viagem para essas localidades ou se é um apreciador de cervejas, anote essas dicas e já que vai beber, viaje de ônibus!
Fonte e foto: Juntos a Bordo
0 comentários