SP: Mapa virtual lista mais de 80 atrativos turísticos do litoral norte paulista
Oitenta e sete atrativos turísticos de São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela foram destacados em um mapa virtual. A iniciativa é do Observatório Litoral Sustentável e foca em atividades ligadas a natureza e as tradições culturais. Os pontos destacados são praias, trilhas, monumentos e opções gastronômicas.
As opções vão além de sol e praia. O observatório criou um roteiro que divide as opções em atrativos naturais, atrativos culturais, atividades econômicas, esportes e serviços. O mapa pode ser explorado gratuitamente pela internet. Caso se interesse por um dos pontos, basta clicar para ter acesso a uma descrição detalhada.
Os pontos turísticos escolhidos foram levantados em uma reunião entre representantes de órgãos interessados e também através de uma consulta popular pela internet. De acordo com o Observatório Litoral Sustentável, as quatro cidades recebem, juntas, cerca de 5,5 milhões de visitantes. A ideia é fazer com que eles conheçam, além das praias, os costumes caiçaras.
"O mapa traz ao turista a oportunidade para que ele entre em contato com alguém da comunidade e saiba como a população local vive. No decorrer da ocupação dos territórios, vemos a extinção dos trabalhos tradicionais e, com isso, a queda da renda”, disse Isabel Ginters, coordenadora da Câmara Temática de Turismo Sustentável do Litoral Norte.
Pontos Turísticos: A cidade com mais pontos mapeados é São Sebastião, com 44 atrações. Entre elas estão 19 culturais, como o centro histórico, o Museu de Arte Sacra, além de reservas indígenas e quilombolas. Há ainda 16 atrativos naturais, seis atividades econômicas e três esportivas. Ubatuba conta com 20 pontos cadastrados, Ilhabela tem 17 e Caraguatatuba contabiliza outros seis.
Benefícios: A expectativa do grupo é que o crescimento na procura pelos atrativos cresça em cadeia – um ponto pode levar visitantes a se interessar por outros. Assim, hotéis, por exemplo, podem se beneficiar da ferramenta, mesmo que o foco dela seja outros tipos de atividades.
“O hoteleiro fica voltado apenas para o negócio dele e acaba esquecendo de ver o que tem em volta, os atrativos”, disse a diretora de turismo de São Sebastião, Telma Della Mônica.
Fonte: G1
0 comentários