Paraty: Destino de quem gosta de uma boa bebida
Quem aprecia uma boa e genuína bebida brasileira tem destino certo em Agosto. A histórica cidade de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, irá sediar, entre 11 e 14 de Agosto, a 34ª edição do Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty - mais conhecido como o "Festival da Pinga".
O “Festival da Pinga” foi criado em 1982, na tradicional cidade fluminense. O objetivo foi reunir àqueles que participam da cultura culinária e artística da cidade e divulgar os produtos típicos produzidos no município, como os famosos quitutes, artesanato e a pinga artesanal que marcou séculos da economia do município.
Desde o período colonial, Paraty é uma região produtora de pinga importante do país. A qualidade da pinga local era tão famosa que era bem mais cara que as demais pingas do país. Sua produção em Paraty, por diversas vezes proibida em vão, foi de tal modo bem sucedida que a cidade, já em 1600, exportava pinga para a Europa e chegou a ter, no final do século XVII, cerca de 160 engenhos de aguardente em pleno funcionamento. Hoje só sobrevivem seis, mantendo a qualidade da bebida produzida na região.
O festival é o verdadeiro paraíso dos amantes da pinga e das boas festas: na Praça da Matriz há muitas barraquinhas para degustação de cachaças regionais. Porém, não é só a iguaria alcóolica que é a atração em Paraty: Uma grande programação cultural, que inclui exposições e shows, irá movimentar o Paço Municipal, no Centro Histórico.
Assim, em mesas junto a simpáticas barracas com ar de quermesse à beira do rio, os visitantes poderão degustar as cachaças e saborear os pratos especialmente desenvolvidos para o Festival, com o acompanhamento das músicas e danças tradicionais, além de grupos de choro e samba.
Outras informações sobre o Festival da Pinga podem ser acessadas no site da Prefeitura Municipal de Paraty: http://www.pmparaty.rj.gov.br/.
Então, se você vai atrás de uma boa bebida e deseja conhecer uma das mais procuradas cidades do litoral fluminense, clique AQUI e veja os imóveis disponíveis em Paraty.
Ah, e lembre-se: Beba com moderação!
0 comentários