Destinos do Brasil: Salvador (BA)
Uma cidade histórica, com mais de 400 anos de fundação, com importância turística, cultural e política em nosso país é a personagem de hoje da série “Destinos do Brasil”: Conheça um pouco hoje sobre a primeira capital do Brasil.
Capital da Bahia, Salvador foi a principal cidade brasileira, por cerca de 200 anos, durante o período da colonização portuguesa. Por conta disso, a cidade reúne o presente e o passado harmonicamente, mantendo sua importância histórica através de suas antigas construções, e a importância moderna atualmente, com as novíssimas construções e o desenvolvimento econômico que faz dela a terceira maior cidade do Brasil.
Talvez seja pelo seu tamanho que Salvador reúne tantas belezas. Dividida pela topografia (cidade alta e cidade baixa), fica fácil mapeá-la e vislumbrar os atrativos escancarados em cada esquina, em cada bairro, em cada avenida.
A mistura de raças, culturas e credos, que recebeu doses generosas de alegria e sincretismo, conferiu a Salvador um astral único e arretado que atraem brasileiros e estrangeiros o ano inteiro. No verão, entretanto, é o período que a capital baiana ganha ainda mais brilho, com as festas populares que arrastam multidões atrás de imagens religiosas e dos trios elétricos. Seja pela comida, pela religião, pela arquitetura ou pelas praias, a capital dos baianos é repleta de atrativos.
Para melhor lhe guiar, deixamos abaixo algumas sugestões de locais que você deve visitar quando estiver em Salvador:
Elevador Lacerda: A maneira mais original de circular entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa é através do Elevador Lacerda, um dos marcos da capital baiana, inaugurado em 1872. Com 72 metros de altura, liga a Praça Tomé de Souza (parte alta) à Praça Cairu, onde fica o Mercado Modelo. Restaurado em 2002, ganhou nova iluminação noturna e janelas panorâmicas que descortinam o cais e o mercado. São quatro cabines, sendo 2 originais, utilizadas desde a inauguração, e outras duas restauradas na década de 1930. As viagens duram cerca de 30 segundos e transportam uma média de 20 mil pessoas por dia.
Pelourinho: Nenhum outro lugar reflete tão bem a alma da Bahia quanto o Pelourinho. Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o bairro fica na Cidade Alta e tem mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18. Suas vielas, ladeiras e largos concentram igrejas, museus, restaurantes, lojas e um vaivém de gente de todo lugar, sejam nativos ou turistas. Use roupas e sapatos confortáveis para o passeio.
Igreja do Bonfim: A igreja do Senhor do Bonfim não é a mais bonita, mas com certeza, é a mais famosa de Salvador em função da tradicional “Lavagem do Bonfim”, comemoração marcada pelas baianas jogando água nos degraus do templo em uma festa que dura o dia inteiro, animada por blocos de afoxé. Concluída em 1772, a igreja tem fachada em estilo rococó coberta de azulejos portugueses do século 19. A decoração do interior é neoclássica, destacando-se a pintura do forro da nave feita por Antônio Joaquim Franco Velasco; e os painéis da sacristia e dos corredores laterais de autoria de José Teófilo de Jesus. No altar-mor, impressiona a imagem de Cristo trazida de Portugal em meados do século 18. Por lá, também se encontrará a famosa fitinha do Senhor do Bonfim - Não se esqueça de fazer seu pedido!
Praias: Uma vez à beira-mar, explorar as praias de Salvador é fundamental. Entre as urbanas, Porto da Barra é a mais democrática e movimentada. Há também a famosa praia de Ondina, com muita gente bonita e boa infraestrutura. Afastadas do Centro, Itapuã, Stella Maris e Flamengo têm águas limpas e trânsito intenso nos fins de semana.
O destaque, dentre as praias, é a do Farol da Barra. Cenário das grandes comemorações da cidade, como o Réveillon, a praia tem como destaque o Forte de Santo Antônio, onde fica o famoso farol. As piscinas naturais na maré baixa perfeitas para banho e o calçadão para caminhadas garantem o vai-e-vem o dia todo. À noite, o movimento é garantido por conta dos bares e restaurantes.
Então, ficou com vontade de conhecer as belezas da capital dos baianos? Clique AQUI e veja os imóveis disponíveis em Salvador.
0 comentários