Aeroporto de Curitiba é considerado o melhor do Brasil, veja lista
O Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena foi considerado o melhor do Brasil em pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil. O terminal teve uma nota média de 4,43 pontos (de cinco possíveis), levando a melhor em 17 das 48 categorias avaliadas pelo órgão.
Alguns dos itens avaliados foram limpeza geral, qualidade da internet sem-fio, tempo de espera na inspeção de segurança e cordialidade dos funcionários.
O censo avaliou os 15 maiores aeroportos do país, que são responsáveis por 80% da movimentação de passageiros. Confira o ranking:
Aeroporto Internacional de Curitiba (PR): Com 4,43 pontos médios, o Aeroporto Afonso Pena foi considerado pela pesquisa o melhor de todo o país. O terminal levou a nota máxima no quesito disponibilidade de táxis e ficou em primeiro lugar em 15 quesitos. Parabéns, Curitiba!
Aeroporto Internacional de Recife (PE): A média de Recife ficou em 4,33, apenas 10 décimos menos do que o primeiro colocado. O lugar foi considerado o melhor do país no apanhado do ano passado e ficou entre os primeiros classificados em quase todos os quesitos.
Aeroporto Internacional de Viracopos (SP): Com média de 4,27, o aeroporto de Viracopos conquistou o bronze do ranking, levando a melhor classificação em apenas um quesito: o custo do estacionamento. Muito mais tranquilo em comparação com os outros principais aeroportos do estado, o local foi bem avaliado quanto a limpeza e conforto. O terminal fica a 100km de São Paulo, na cidade de Campinas.
Aeroporto Internacional de Brasília (DF): O aeroporto de Brasília ficou com a quarta posição, com 4,24 pontos médios. O terminal ficou em primeiro lugar em 11 categorias e é o melhor lugar para fazer check-in nos aeroportos avaliados, mas é o pior no quesito custo de estacionamento.
Aeroporto Internacional de Porto Alegre (RS): O Aeroporto Internacional Salgado Filho conquistou o quinto lugar da lista, com média de 4,23 pontos. O terminal se destacou no quesito conforto e manteve boas avaliações na maior parte dos itens avaliados.
Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE): Em sexto lugar, temos o Aeroporto Pinto Martins, que teve média de 4,20 pontos. O terminal se destacou nas categorias quantidade e qualidade de estabelecimentos comerciais, caixas eletrônicos e bancos.
Aeroporto de Congonhas (SP): O segundo maior aeroporto do país ficou na sétima posição, com 4,17 pontos. Congonhas foi o aeroporto com a pior colocação no quesito valor dos produtos comercializados no terminal, mas teve notas consideradas boas (acima de 4) na maioria das categorias.
Aeroporto Internacional de Manaus (AM): O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes teve pontuação média de 4,16 e foi o único terminal além do classificado em primeiro lugar a receber a nota máxima (5) em uma categoria - qualidade das salas VIP.
Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (RJ): O Galeão ficou em nono lugar, com 4,13 pontos médios. O lugar obteve notas boas (acima de 4) em 28 das 48 categorias e foi considerado o melhor no quesito integridade da bagagem.
Aeroporto Internacional de Natal (RN): Com média geral de 4,09 pontos, o Aeroporto Governador Aluízio Alves ficou em décimo lugar, com notas abaixo do ideal nos itens disponibilidade de táxis, quantidade e qualidade dos estabelecimentos comerciais e custo do estacionamento.
Aeroporto Santos Dumont (RJ): Localizado no centro financeiro da cidade cartão-postal do país, o Santos Dumont teve avaliação média de 4,09 pontos. O terminal teve ótimas pontuações nos quesitos tempo de check-in e disponibilidade de tomadas, mas não foi tão bem quando o assunto foi limpeza dos sanitários, disponibilidade de lanchonetes e carrinhos de bagagem.
Aeroporto de Confins (MG): O aeroporto da cidade de Confins, a 40km do centro de Belo Horizonte, ficou com a décima segunda posição, com 4,05 pontos médios. O terminal teve notas abaixo do considerado bom (4) em 24 de 48 categorias, entre elas conforto e painéis de informação de voo.
Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP): O principal e mais movimentado aeroporto do país não ficou muito bem classificado, conquistando apenas o 13° lugar com seus 4,04 pontos médios. Entre outras coisas, falta melhorar nos quesitos cordialidade dos funcionários, tempo de fila de imigração e disponibilidade de assentos.
Aeroporto Internacional de Salvador - Salvador (BA): O Aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães teve média de 3,66 pontos, com pontuações abaixo de 4 (considerado "bom") em 28 das 38 categorias. No entanto, recebeu resultados bons quando o assunto foi tempo de check-in e facilidade para realizar conexões.
Aeroporto Internacional de Cuiabá (MT): O Aeroporto Internacional Marechal Rondon ficou na lanterna da pesquisa, com apenas 3,35 pontos médios. Apesar de ter sido extensivamente reformado para a realização da Copa do Mundo no ano passado, o terminal foi o pior colocado em 20 das 48 categorias avaliadas.
Qual é o melhor aeroporto do Brasil, na sua opinião? Conta pra gente nos comentários!
A pesquisa completa pode ser consultada no site da Secretaria de Aviação Civil.
Fonte: Guia do Turista
0 comentários