Diversão para maiores
Foi-se o tempo em que pais, tios e avós ficavam restritos a passeios na praça, bailes da terceira idade e mesas de dominó. Com o aumento da expectativa e qualidade de vida, cresce no Brasil o número de turistas que não querem se aposentar da estrada, da mesma forma que alguns destinos especializam-se no atendimento a esse público. Criado em 2007 pelo Ministério do Turismo, o programa Viaja Mais Melhor Idade organiza e estimula passeios para os viajantes veteranos, que diferentemente dos mais jovens, buscam locais em que natureza, conforto e cultura se complementem.
De acordo com a pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo no 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, as regiões mais procuradas pela faixa etária acima dos 50 anos são a Nordeste e a Sul, preferencialmente durante a baixa temporada.
Selecionamos alguns destinos feitos sob medida para quem não quer deixar as viagens em um baú do passado.
Caldas Novas (GO): Rica em fontes hidrominerais, Caldas Novas, em Goiás, é um dos destinos mais frequentados por viajantes acima dos 50 anos. A cidade oferece diversas opções de descanso e socialização, como piscinas naturais, hidromassagens e contato com a natureza. Uma boa opção de passeio para conhecer a região é explorar o Lago Corumbá de barco.
Maceió (AL): As belezas naturais, culturais e históricas são os atrativos de Maceió, capital de Alagoas. Com 40 km de litoral e 22 km de lagoa e canais, a cidade consegue equilibrar o desenvolvimento preservando suas paisagens naturais, apreciadas de seus barcos, mirantes e praias, como a do Francês.
Florianópolis (SC): Conhecida principalmente pelas praias, a capital de Santa Catarina oferece aos visitantes muito mais do que suas belezas costeiras. Cada ponto turístico da cidade conjuga a natureza e a história, como a Ilha de Anhatomirim, onde é possível encontrar golfinhos e admirar a Fortaleza de Santa Cruz.
Gramado (RS): Um dos destinos mais procurados na Serra Gaúcha, Gramado atrai visitantes da melhor idade por causa do clima ameno, que favorece o cultivo de uvas e o funcionanento das vinícolas. Colonizada por italianos e alemães, a cidade preserva diversas tradições destes povos, notadas principalmente na culinária.
Olinda (PE): A baixa temporada, fora do animado carnaval, permite que os visitantes aproveitem com mais calma a arquitetura colonial de Olinda, através de suas ladeiras íngremes e ruas estreitas. Graças às suas colinas, o lazer contemplativo também faz parte dos passeios da cidade pernambucana.
Com informações: Time Out
0 comentários