Personalidades contam qual o seu pedaço de areia predileto no país
DIDI WAGNER, 40, apresentadora - Lopes Mendes (RJ): "O mar é lindo e transparente. Seu grande trunfo é a natureza intocada, já que não há nenhuma construção na encosta, como restaurantes e bares 'pé na areia'".
MARÇAL AQUINO, 57, escritor - Praia de Tambaba (PB): "A 30 km de João Pessoa, Tambaba fica ainda mais parecida com um paraíso por ser voltada para a prática do nudismo. Embora seja comum a presença de famílias inteiras, é especialmente indicada para casais que desejam viver uma experiência avançada de liberdade e intimidade".
TOM ZÉ, 79, músico - Praia de São Francisco (SP): "Praia batida por um vento decidido, que não deixa cabelo e esteira de palha em paz. Veranistas, gente em férias, famílias, curtem os pequenos hotéis e pousadas ou algumas casas ocupadas de dezembro a fevereiro. Os caiçaras te ensinam a fazer um prato de peixe chamado 'azul-marinho'".
BELISARIO FRANCA, 55, documentarista - Arpoador (RJ): "Até as 10h da manhã é um enclave do paraíso no Rio. Em dias de vento sudoeste, ficar por ali e assistir a frente fria tomar conta da cidade é uma experiência sinestésica".
ROSANGELA LYRA, 50, empresaria - Baía do Sancho (PE): "Além da paisagem espetacular, as águas cristalinas possibilitam os melhores mergulhos livres do país, com ótima visibilidade e bancos de corais com vida marinha. No período de chuvas, as cachoeiras escorrem como cortinas d'água".
ROBERTO LINSKER, 51, fotógrafo - Praia do Felix (SP): "É cravada no meio da mata atlântica. Caminhando para a praia, entre as árvores é possível ver um recorte de mar, como se estivéssemos descobrindo aquela terra pela primeira vez. Praia pequena, muito refrescante, que tem rio e água do mar e que te permite fazer algumas caminhadas mata adentro. É linda, um 'must go'".
BEL COELHO, 36, chef - Praia Vermelha (SP): "Um paraíso no meio da costa verde. Super familiar, linda e muito preservada. É uma praia calma, com muita vegetação -verdadeira joia no meio da agitação de Ubatuba".
CHICO SALÉM, 38, músico - Praia Vermelha (SP): "Uma praia linda com areia avermelhada. Não tem ondas e fica no pé da Mata Atlântica. É uma opção de refúgio em relação a badalação de Ubatuba (principalmente na época de temporada)".
MARIA EUGENIA SUCONIC, 28, apresentadora - Ilhabela (SP): "Tenho um amor pela Ilha, vou desde pequena. Tem de tudo, bons restaurantes, bares, opções de passeios, é uma delícia. Tem muita coisa legal e o acesso é fácil; é só pegar um carro e, pronto, caiu na Ilha para uma viagem maravilhosa que eu amo".
ARAQUÉM ALCÂNTARA, 64, fotógrafo - Baía do Sancho (PE): "Pequena e esteticamente bonita, com águas calmas, cercada de rochas vulcânicas. Para mim, é especial porque certa vez estava fotografando um cardume de saberés e, ao perderam a onda, vieram todos parar aos meus pés, 40 peixes. Foi algo bíblico, catártico, um momento de êxtase absoluto".
FACUNDO GUERRA, 41, empresário - Praia do Bonete (SP): "Uma praia de pescadores que fica nas costas da ilha, onde só é possível chegar pelo mar ou por uma trilha de quatro horas a pé. Não tem internet e é ideal para quem quer se isolar do mundo".
Fonte: Folha de S. Paulo
0 comentários