10 cidades com bela arquitetura que você deve conhecer – Parte 02
Em muitos locais do Brasil, o ponto alto da visita é conhecer monumentos daquela cidade, sejam construções futuristas ou monumentos com arquitetura histórica. Mesmo que muitas delas não tenham algo em comum, seus conjuntos arquitetônicos únicos às unem na beleza e na exclusividade.
Por isso, trazemos, em duas partes, sugestões de 10 cidades onde você pode visitar belíssimos monumentos arquitetônicos. As cinco primeiras cidades você conferiu aqui no Blog CasaFérias clicando AQUI. Hoje, completamos as sugestões, com as últimas cinco cidades.
As dicas são do portal “Férias Brasil”. Confira abaixo:
Rio de Janeiro: Boa parte da história do Brasil está guardada no Rio de Janeiro, em especial na Cinelândia, onde estão ícones como a Biblioteca Nacional, Museu de Belas Artes e o Teatro Municipal, belíssimos prédios dos séculos 19 e 20. Mas é na região portuária que está a maior novidade no quesito arquitetura: o MAR - Museu de Arte do Rio. Dois prédios interligados por uma praça suspensa compõem o espaço: o clássico Palacete Dom João VI e a Escola do Olhar, de estilo modernista.
Bento Gonçalves (RS): Uma estradinha de sete quilômetros corta a área rural da cidade, passando por casas de pedra e madeira que remetem ao estilo arquitetônico do Norte da Itália. O melhor: cada casa produz uma delícia típica! Entre elas, a Casa do Tomate, que fabrica molhos, geleias e extratos; e a Salumeria Caminhos de Pedra, repleta de embutidos. Na Casa da Ovelha tem queijos e iogurtes; enquanto na Cantina Strapazzon, as atrações são os vinhos e o suco de uva. Para um lanchinho, a Casa Fracalossi serve café colonial. Já no final do circuito, a Casa da Erva-Mate oferece degustação de chimarrão; e a Casa das Massas, uma lojinha cheia de geleias, biscoitos e massas.
São Luís: A influência de portugueses, espanhóis, franceses e holandeses ajudou a moldar o Centro Histórico da capital maranhense. Tombado pela Unesco, a região reúne um acervo arquitetônico de peso: são cerca de 3500 prédios. O casario colonial predomina na paisagem, que remete ao século 18. Para circular por ali, reserve uma tarde e caminhe sem pressa, observando as fachadas repletas de azulejos dos sobrados que se espalham por ruas de pedra, becos, ladeiras, praças e largos.
Petrópolis (RJ): As construções da Cidade Imperial conduzem a uma viagem no tempo. Em destaque, os palácios de Cristal e Quitandinha. O primeiro, uma estrutura transparente sustentada por armações de metal, ferro e arame chama a atenção em meio ao casario neoclássico do Centro Histórico. Já o Quitandinha foi construído em 1944 para abrigar o maior cassino-hotel da América do Sul, mas com a proibição no jogo do Brasil foi transformado em condomínio. Os salões, porém, são abertos à visitação.
João Pessoa: Um dos mais importantes complexos barrocos do país, o conjunto arquitetônico de São Francisco atrai estudiosos e turistas do Brasil e também de outros países. Composta pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, a obra foi concluída em 1770 e causa impacto pela beleza do acabamento, que inclui talhas em madeira recobertas de ouro, cantarias em pedra com motivos orientais e delicados azulejos brancos e azuis. O conjunto de São Francisco foi transformado em Centro Cultural na capital paraibana, aberto a oficinas e exposições. Não deixe de fazer uma visita guiada.
Esperamos que você tenha gostado das opções de cidades que você pode visitar e se encantar com a arquitetura local. Enquanto você decide para onde pretende viajar, você já pode ir pesquisando seu imóvel em alguma das cidades citadas neste texto. É só acessar nosso portal e fazer sua reserva. Acesse agora: www.casaferias.com.br
0 comentários