10 cidades com bela arquitetura que você deve conhecer – Parte 01
Em muitos locais do Brasil, o ponto alto da visita é conhecer monumentos daquela cidade, sejam construções futuristas ou monumentos com arquitetura histórica. Mesmo que muitas delas não tenham algo em comum, seus conjuntos arquitetônicos únicos às unem na beleza e na exclusividade.
Por isso, trazemos, em duas partes, sugestões de 10 cidades onde você pode visitar belíssimos monumentos arquitetônicos. As cinco primeiras cidades você confere neste texto.
As dicas são do portal “Férias Brasil”. Confira abaixo:
Salvador: Nenhum outro lugar reflete tão bem a alma da Bahia quanto o Pelourinho. Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o bairro, que fica na Cidade Alta em Salvador, tem mais de 800 coloridos casarões dos séculos 17 e 18.
Brasília: Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade desde 1987, eleito pela Unesco, a capital brasileira, planejada pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, é conhecida mundialmente por seu plano urbanístico e por sua arquitetura de design inovador. Entre os destaques estão a Catedral metropolitana, com seus belos vitrais, e os prédios modernistas que abrigam os palácios do Planalto, da Alvorada e o Congresso Nacional.
Belo Horizonte: O entorno da lagoa da Pampulha reúne o mais belo conjunto arquitetônico da capital mineira. Por lá estão três obras assinadas pelo mestre Oscar Niemeyer: o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e a igreja de São Francisco de Assis, principal cartão-postal da cidade. Todo o espaço é contornado por jardins criados por Burle Marx.
Recife: Na capital dos pernambucanos, o Centro Histórico é o local ideal para a visualização do conjunto arquitetônico da cidade. Os conjuntos arquitetônicos se espalham, basicamente formado por um casario holandês e pelos revitalizados armazéns do Porto, repletos de bares, restaurantes e centros culturais. Pode-se visitar também a Praça da República, que ocupa o antigo jardim do conde Maurício de Nassau. Nos arredores estão construções como o Palácio do Campo das Princesas e os clássicos franceses Liceu de Artes e Ofícios e o Teatro Santa Isabel.
Curitiba: Os principais ícones de Curitiba são arquitetônicos: o Jardim Botânico e o Teatro Ópera de Arame. Em ambos, porém, a natureza foi fundamental para conferir cores e charme ao cenário. No primeiro, uma bela construção em metal e vidro abriga 50 espécies de mata Atlântica. A moldura não poderia ser mais perfeita: jardins geométricos, esculturas e trilhas. Já o teatro abriga dois espaços - a pedreira Paulo Leminski, ao ar livre; e a Ópera de Arame, erguida sobre um lago, com estrutura metálica e paredes transparentes.
Em breve, traremos a segunda parte do texto, com mais 5 opções de cidades que você pode visitar e se encantar com a arquitetura local. Enquanto isso, você já pode ir pesquisando seu imóvel em alguma das cidades citadas neste texto. É só acessar nosso portal e fazer sua reserva. Acesse agora: www.casaferias.com.br
0 comentários