Seis dicas para a primeira viagem de avião
O brasileiro está viajando cada vez mais. E está utilizando mais o avião para os seus deslocamentos. Segundo a Infraero, o Brasil recebeu mais de 50 milhões de voos domésticos em 2012. O maior poder de compra da classe C e a diminuição do valor das passagens são apontados por especialistas para o aumento da procura por viagens aéreas.
Em muitas das nossas reservas, os viajantes vão se locomover de avião da sua cidade até o local onde fica o imóvel. Como a distância é grande, geralmente esse é o meio escolhido por quem vai passar as férias em um imóvel locado no CasaFérias.
Se você é um passageiro de primeira viagem, esse post é muito importante. Confira abaixo as seis principais orientações para fazer a sua primeira viagem de avião. Fique atento às dicas para não passar apertos no aeroporto:
Planejamento e antecedência: Arrume as bagagens pelo menos um dia antes do embarque e informe-se sobre horário do voo e como chegar até o aeroporto. É importante ressaltar que os aeroportos brasileiros orientam os passageiros a se apresentarem no local pelo menos sessenta minutos antes do horário do voo, nos casos de viagens nacionais. Chegar cedo permite realizar o processo de registro com tranquilidade e diminui o risco de perder o voo.
Documentação e check-in: Antes de seguir para o aeroporto, certifique-se de que está com as passagens e todos os documentos necessários (RG e/ou passaporte) em mãos. Ao chegar ao aeroporto, dirija-se imediatamente até o balcão de atendimento da companhia aérea. Caso não o localize, pergunte a algum funcionário.
No guichê, você fará o check-in. Nesse momento, a companhia irá identificá-lo e as malas serão despachadas. Portanto, leve uma bagagem de mão, já que as malas só poderão ser retiradas no desembarque. Não se esqueça de guardar o canhoto da passagem, entregue pelo atendente. Este é o documento que garantirá sua entrada na aeronave.
Detector de metais: Para chegar à sala de embarque você passará pelo detector de metais. É aí que você não pode levar os líquidos e os objetos cortantes. Se funcionários te pedirem para retirar algo da mala, ou tirar o cinto ou os sapatos, fique tranquilo. Esse é um procedimento de praxe.
Embarcando: Nesse momento, você deve se dirigir a sala de embarque e estar com plena certeza de que você sabe o horário e portão de embarque. Os portões podem mudar de uma hora para outra, por isso fique atento aos avisos do serviço de alto-falante e aos painéis mostrando os destinos e seus portões de embarque. Normalmente, os aeroportos possuem duas: Uma para voos nacionais e outra para internacionais.
Dentro do avião: Dentro do avião, procure pelo seu assento assinalado no cartão de embarque. Os comissários de bordo explicarão os procedimentos de segurança antes da decolagem. Os aparelhos eletrônicos devem ser desligados ou postos em modo de voo (no caso de celulares) na hora do pouso e da decolagem. Não é permitido fumar a bordo. Durante a viagem, será servido algum lanche e bebidas, mas se o voo for longo, o melhor é alimentar-se bem antes ou levar petiscos a bordo. Se quiser, pode tirar fotos dentro do avião para registrar o momento e poder se locomover pela aeronave, procurando não incomodar os demais passageiros.
No desembarque: Ao chegar ao destino final, você deve ir até a área de desembarque e procurar pela esteira assinalada com o número do seu vôo. É lá que você pegará sua bagagem. Na dúvida, basta seguir as pessoas de seu voo. Fique de olho até aparecer a sua mala e confira, antes de pegá-la, se é mesmo a sua (Dica: Coloque sua identificação e algum adereço que a identifique facilmente).
Viajar de avião pela primeira vez pode parecer algo complicado, mas, planejando tudo com antecedência e seguindo as orientações que forem dadas no aeroporto e no avião, a experiência se torna algo muito prático e próximas viagens aéreas serão realizadas com muito mais calma e confiança. Esperamos, com essa postagem, ter lhe ajudado no seu planejamento e o voo rumo a sua estadia seja tranquilo.
Foto: Wikipédia
Foto: Wikipédia
0 comentários