Três dicas para uma locação sustentável
Em um mundo onde cada vez mais se fala da preservação do meio ambiente, tudo que fazemos leva em consideração a manutenção dos recursos naturais que dispomos. E na locação de imóveis não é diferente: Você que é viajante deve fazer por onde a sua estadia ser a melhor possível, colaborando para a melhor manutenção do imóvel.
Por isso, hoje apresentamos três dicas, dadas pelo Portal Vital, para que sua locação seja sustentável. O meio ambiente agradece!
Recicle: Quando você dá ao seu lixo um destino correto, evita que os resíduos sobrecarreguem ainda mais os aterros sanitários. O plástico, por exemplo, pode ser usado para a fabricação de uma série de outros objetos, como brinquedos e itens de construção.
Durante a estadia, separe os principais tipos de lixo (papel, alumínio, vidro e plástico), deixando apenas os materiais orgânicos para a retirada pelos caminhões de lixo. Para se desfazer do conteúdo, peça ao proprietário que lhe indique ou que ele procure pontos municipais de coleta ou cooperativas próximas.
Valorize a água: Feche o registro durante o banho enquanto se ensaboa (o que reduz o consumo em cerca de 45 litros) e desligue a torneira ao escovar os dentes (a economia, neste caso, é de aproximadamente 12 litros). Outra dica é lavar a louça também com a torneira fechada, usar a água coletada da chuva para limpar o quintal, a calçada e o carro. Lembre-se: Água é vida!
Comida: O desperdício de comida também é um hábito não sustentável, além de caro. Além disso, a decomposição de alimentos gera o gás metano, que, por sua vez, contribui para o efeito estufa. Como acabar com isso? Simples: planeje as refeições. Pensar em um cardápio para a estadia, se você for cozinhar no imóvel, ajuda a evitar compras em excesso nos supermercados.
Ser sustentável não é cuidar apenas do planeta. É também economizar para dar uma força ao orçamento da sua viagem. “A sustentabilidade está ligada, acima de tudo, a uma convivência mais harmônica, à praticidade e ao uso consciente dos recursos”, explica Roberta Valença, diretora da Arator, consultoria especializada em gestão e educação para o tema.
Então, vai viajar? Lembre-se que o meio ambiente espera que você o preserve, fazendo com que a sua locação seja a mais sustentável possível.
0 comentários