Segurança Turística: conheça destinos brasileiros que são exemplos na proteção de turistas e trabalhadores
Preocupar-se com a segurança no turismo é proporcionar uma melhor experiência de viagem, e pensando nisso, o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, do Ministério do Turismo (MTur), tem como base o eixo “Segurança Turística”. O item valoriza destinos e roteiros que promovem a segurança de turistas, prestadores de serviços, trabalhadores e comunidade local receptora. As dimensões inseridas no eixo levam em conta iniciativas voltadas à vigilância sanitária, prevenção da exploração de crianças e adolescentes, segurança pública, relações de consumo no turismo, defesa civil, transporte de turistas e comunicação eficiente.
“As práticas de segurança turística são essenciais para o desenvolvimento do setor de turismo, trazendo tranquilidade para turistas, moradores e trabalhadores. Por esse motivo, é importante divulgar o trabalho dos roteiros e empreendimentos que fortalecem a segurança dos nossos destinos, e estimular mais ações como essas no país”, explica a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
Embarque em uma viagem mais segura e conheça destinos que foram inseridos no Mapa por desenvolverem tais iniciativas:
Rio Grande do Sul
Em Porto Alegre (RS), o projeto “RS Seguro” tem como pilares a integração, a inteligência e o investimento qualificado. Estruturada em eixos a ação busca combater o crime; criar políticas sociais preventivas e transversais; qualificar os trabalhadores para um melhor atendimento ao cliente e trabalhar no sistema prisional, tudo isso com foco no turismo.
Santa Catarina
Em Florianópolis, está garantido um “Verão Mais Seguro”. A cidade reforça a segurança dos turistas no verão por meio de diretrizes de segurança, disposição de cartilhas de orientação para os turistas, folhetos turísticos, mapas das regiões turísticas e informações de proteção e defesa civil. O objetivo é agregar conhecimento e segurança para quem visita e para quem mora na capital do estado.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro (RJ), o “Programa Expresso Turístico” tem como meta fortalecer o planejamento de segurança em corredores turísticos. Para isso, o programa vai contar com 20 motocicletas e uma equipe de 30 policiais especializados. O trabalho será direcionado a fazer o patrulhamento motorizado na principal via de acesso ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), e áreas do entorno.
Minas Gerais
Em Belo Horizonte, o programa “Revive Turismo” conta com ações integradas para propiciar ambientes seguros, valorizando e fortalecendo o turismo e a cultura da região. A intenção do trabalho é mobilizar atores envolvidos com o turismo para que juntos tragam soluções que melhorem a segurança e a qualidade de vida no setor.
Goiás
Caldas Novas criou a primeira “Delegacia Especializada no Atendimento ao Turista (Detur)” com atuação nas regiões de Caldas Novas e Rio Quente. A delegacia especializada investiga infrações penais em que a vítima é o turista, com exceção de crimes de homicídio. O local também vai desenvolver serviços preventivos e educativos junto ao setor hoteleiro.
Distrito Federal
Em Brasília, o “Programa Brasília Turismo Acessível” tem como objetivo transformar o Planalto Central em uma referência acessível para todo território nacional. O programa nasceu da ideia de integração com os estados da federação, buscando ligar o país e as pessoas por meio da promoção de espaços mais livres, permeáveis e acessíveis. A ideia é contar com roteiro arquitetônico de turismo acessível e guia religioso de turismo acessível.
Maranhão
A cidade de Barreirinhas desenvolveu o “Curso de Boas Práticas de Segurança no Turismo (Projeto Turismo Seguro)”. A iniciativa visa capacitar profissionais empreendedores e agentes que atuam na cadeia produtiva do turismo da região dos Lençóis Maranhenses, com foco na segurança turística como critério de qualidade do destino.
Ceará
Em Fortaleza, as “Células de Proteção Comunitária” são torres de reconhecimento que auxiliam na preservação e proteção para o enfretamento da violência e insegurança. As torres são responsáveis pelo videomonitoramento com drone e telas com acesso a câmeras instaladas em vários bairros da cidade, causando a ampliação da segurança do turista na região.
Manaus
“Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” é uma das bandeiras carregadas em Manaus para promover um turismo mais seguro. Por lá, são desenvolvidas campanhas para alertar a prática do turismo legal como forma de combater a rede de exploração e abuso de crianças e jovens.
Fonte: Ministério do Turismo
0 comentários