Monumento Natural das Ilhas Cagarras, no Rio, entra para lista mundial de locais com alta relevância ambiental
/ in
Dicas
Meio Ambiente
O Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras), localizado a cinco quilômetros da praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, entrou para a lista de 130 locais em todo o mundo considerados "Hope Spots". Os chamados "Pontos de Esperança", em português, são ambientes reconhecidos pela alta diversidade de espécies, importância ecológica e econômica e também pelo risco em que se encontram.
Com a nomeação, a primeira Unidade de Conservação (UC) marinha federal de proteção integral do litoral carioca entrou para um grupo seleto, que tem, por exemplo, Galápagos, no Equador, e a Grande Barreira de Coral, na Austrália.
Tratam-se de locais que precisam da atenção do poder público e da sociedade para se manterem conservados.
O anúncio oficial da nomeação do MONA Cagarras foi feito pela Mission Blue, aliança internacional para conservação marinha responsável pelo reconhecimento desses locais.
Qualquer pessoa pode candidatar um lugar ao título, no entanto, a candidatura deve ser aprovada por um conselho especializado que analisa se a região atende ou não aos critérios científicos e de conservação.
As dimensões do local não influenciam na escolha. Para ser considerada uma região que "fornece esperança", ela precisa atender a critérios como:
- alta abundância e diversidade de espécies, habitats ou ecossistemas;
- populações particulares de espécies raras, ameaçadas ou endêmicas;
- potencial para reverter danos de impactos humanos negativos;
- presença de processos naturais, como grandes corredores de migração ou áreas de desova;
- valores históricos, culturais ou espirituais significativos;
- importância econômica para a comunidade.
Foto: Athila Bertoncini (Projeto Ilhas do Rio / Divulgação / Via G1)
Fonte: G1
0 comentários