Viagem com crianças: faça da jornada algo tão divertido quanto o destino final
Quando chegam as férias, nada melhor do que reunir a família e botar o pé da estrada, não é mesmo? Se você torceu o nariz e virou os olhos só de pensar na algazarra de viajar de ônibus com as crianças, segura na nossa mão: a gente te ajuda com algumas dicas infalíveis para transformar o percurso em mais um dos inúmeros momentos de diversão da viagem!
Brincadeiras que nunca falham: crianças pequenas são muito atentas às cores e aos sons. Tudo é uma novidade! Que tal apontar carros, ônibus, bichinhos, casinhas e outros objetos ou cenas que façam parte do imaginário infantil? Se a criança for um pouquinho maior, já pode brincar de procurar algo que você diga que está à vista – o famoso passatempo “meus olhinhos estão vendo”. É uma farra, e os pequenos se sentem verdadeiros campeões quando vencem o desafio. Pimpolhos de uns 7 anos em diante costumam gostar também de jogos de memória – “minha geladeira tem…”, ou, adaptando para o contexto, “na estrada eu vi”. Aqui o objetivo é lembrar da lista e acrescentar algo novo a cada rodada.
Dispositivos com os vídeos favoritos baixados: a criançada da era digital adora passar horas e horas vidrada na telinha do celular ou tablet vendo desenhos, clipes, desafios, séries e youtubers. Além disso, é sabido que, quanto mais recente a geração, maior a rejeição a atividades contemplativas, que traduzem como “ficar-parado-sem-fazer-nada-de-legal”. É uma boa se precaver e levar, nos dispositivos, uma playlist prontinha para ser maratonada ao longo do trajeto. A frota de grande parte das empresas que participam do Juntos a Bordo já conta com ônibus equipados com TV, DVD, entradas para carregar os dispositivos e wi-fi – para a sua alegria. Ah, mas não se esqueça de trazer o fone de ouvido!
Travesseirinho de pescoço e manta: um cafuné e um chameguinho, com um cantinho para se recostar na poltrona reclinável e aquela mantinha de todas as horas. Essa é a fórmula do sucesso para uma sonequinha revigorante. Os ônibus executivos, leitos e semileitos contam com poltronas anatômicas com inclinações diferentes – é só escolher aquele em que seu conforto será maior. Porém, não se esqueça de que a criança deve usar o cinto de segurança.
Lanches e água: embora muitos ônibus leitos e executivos ofereçam água, café e biscoitos, quem viaja com criança deve se precaver sempre: frutinhas cortadas em um pote e suquinho na garrafa térmica nunca falham. Também é bom trazer água em um recipiente em que a criança possa beber recostada (uma garrafinha ou mamadeira).
Aproveite as paradas (ainda que a criança diga que não quer ir ao banheiro) para esticar as pernas: essa dica vale ouro. Quanto mais tempo a criança passa sentada, mais longa parece a viagem. Assim, descer do ônibus, esticar as perninhas, caminhar um pouco e conhecer um lugar diferente, ainda que seja uma parada, já traz um elemento novo ao passeio.
Fonte: Juntos a Bordo
0 comentários