10 passeios que você não pode deixar de fazer em Alagoas
Embora pequeno, se comparado com outros Estados brasileiros, Alagoas esconde em seus domínios cenários de rara beleza natural.
Com praias de tirar o fôlego de qualquer turista desavisado, este encantador estado nordestino desponta não só pela beleza e simpatia do seu povo, mas também pela rica herança cultural dos seus antepassados e pelos inúmeros atrativos que oferece aos turistas.
Uma vez no destino, confira dez sugestões de passeios imperdíveis para fazer em Alagoas:
Piscinas naturais do Pratagy: Em Maceió, na exuberante praia de Pratagy, uma das mais belas e tranquilas da região, as exclusivas e ainda quase inexploradas piscinas naturais se destacam pela sua excepcional beleza.
Pontuadas por peixinhos coloridos, a atração ganha forma nos arrecifes de corais nos períodos de baixa maré, que ocorrem em horários específicos e é perfeita para todas as idades.
O intenso amarelado do sol, presente de janeiro a janeiro e a incrível tonalidade azul turquesa do mar de Pratagy completam o cenário dos sonhos para relaxar e curtir este imprescindível passeio.
São Miguel dos Milagres: Destino da moda em Alagoas, São Miguel dos Milagres, localizado na Rota Ecológica da Costa dos Corais, no litoral norte do Estado, e é um verdadeiro paraíso aos turistas que buscam evitar o turismo de massa.
Repleto de praias tranquilas de areias finas, o destino conta ainda com um deslumbrante mar azul-esverdeado e com inúmeros coqueiros que se perdem de vista no horizonte. Destaque para os passeios de buggy e de jangada, que levam até as piscinas naturais de São Miguel dos Milagres. O local também conta com uma grande variedade de bares e restaurantes.
Paripueira: Ainda na na Costa dos Corais, o município de Paripueira é ideal para relaxar, curtir a praia e aproveitar os passeios de catamarã até as piscinas naturais da região, que são bem famosas no estado.
O destino também oferece passeios de lancha, que geralmente partem da Ilha da Croa e vão até a praia de Carro Quebrado. Os bares e restaurantes da região também são grandes atrativos aos turistas.
Maragogi: Maragogi dispensa apresentações. É tão famoso quanto o próprio estado de Alagoas e a incrível tonalidade das águas, por vezes azul-turquesa, atrai turistas de todas as regiões do Brasil e do mundo.
Os passeios de catamarã – grande atrativo da região – até as exuberantes piscinas naturais de Maragogi fazem sucesso e são quase que obrigatórios aos turistas.
As paradisíacas praias do município também não deixam a desejar e são ótimas opções para relaxar e se refrescar, sejam em família ou com os amigos.
Ipioca: Localizado na charmosa e paradisíaca praia de Ipioca, no litoral norte, o Hibiscus Beach Club é uma espécie de bar e restaurante pé na areia e oferece aos visitantes uma ampla estrutura de lazer e entretenimento.
Figuram entre os atrativos piscina, quadra de vôlei, duchas para banho, banheiros, playground para as crianças, mesas à beira mar, espreguiçadeiras, barracas com mesas, redário, espaço para massagens, loja de produtos e conveniência, restaurante com o melhor da gastronomia local e a estonteante praia de Ipioca, é claro.
Praia do Francês: Localizada a apenas 18 km de Maceió, no município de Marechal Deodoro, a praia do Francês, que leva esse nome por conta da exploração de contrabandistas franceses, é reconhecida tanto pela sua exuberante beleza, quanto pela boa infraestrutura.
Bastante procurada por surfistas, por oferecer as “melhores ondas” do Estado alagoano, o local oferece diversos atrativos, como passeios de barcos e visitação as famosas piscinas naturais do estado.
Praia do Gunga: Considerada por muitos como uma das praias mais bonitas do Brasil, a praia do Gunga, no litoral sul de Alagoas, no município de Barra de São Miguel, encanta tanto pela sua incontestável beleza quanto pelos os atrativos que oferece aos turistas.
Destaque para as incríveis falésias coloridas da região e para o encontro das águas do mar e da lagoa do Roteiro no período de baixa maré.
Dunas de Marapé: Esqueça as tradicionais “dunas” que certamente vieram a sua cabeça ao ler a descrição deste passeio. Dunas de Marapé é, na verdade, um complexo turístico constituído por bar, restaurante e estrutura de apoio aos turistas em Jequiá da Praia, no litoral sul de Alagoas.
Erguido entre o rio e o mar, o local é ideal para descansar, relaxar, se divertir e aproveitar a praia e as iguarias locais sentado nos deliciosos e aconchegantes gazebos de palha. Também figuram entre os atrativos oferecidos pelo complexo passeios de barco e caminhão aberto para contemplação das falésias locais.
Foz do São Francisco: Pouca gente sabe, mas a foz do Velho Chico fica em Alagoas, no extremo sul do estado, no município de Piaçabuçu, quase na divisa com Sergipe e é possível navegar pelas águas deste lendário corredor d’água.
O passeio é bem interessante e a paisagem é deslumbrante. Durante o percurso, é possível observar o dia a dia das comunidades ribeirinhas, a vegetação que se estende ao alcance dos olhos e visitar as dunas e praias locais. Também é possível se banhar nas calmas águas do São Francisco.
Cânion e Piranhas: Com 65 km de extensão e 150 metros de profundidade em alguns trechos, os cânions do rio São Francisco estão em quinto lugar no ranking dos maiores cânions navegáveis do mundo e impressionam pela perfeição das rochas areníticas, que parecem ter sido talhadas à mão.
Algumas formações, inclusive, ganharam até nomes, como a Ponta do Papagaio, a Pedra do Japonês e o Morro dos Macacos.
O passeio até a região normalmente inclui uma visita ao centro histórico da cidade de Piranhas, localizada nas margens alagoanas do São Francisco. A cidade é a única do semiárido nordestino tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Fonte: Catraca Livre
0 comentários