Compartilhando a estrada: uma viagem entre gerações!
A família é a companhia de viagem favorita do brasileiro, mas até pouco tempo só os núcleos familiares entravam no planejamento. Já hoje, o que vemos é a disposição cada vez maior de unir quatro ou mais gerações para pegar a estrada juntas. Mas como preparar uma viagem com pessoas de gostos às vezes tão diferentes? O segredo pode ser abrir a mente e repensar alguns conceitos.
Repense: “Os viajantes maduros querem sossego”. Nem sempre! Muitos querem participar da aventura que dão conta. É uma oportunidade de se aproximarem das crianças e jovens.
“Quem escolhe o destino são os mais velhos”. Nada disso! 88% das escolhas em viagens familiares é feita por membros entre os 5 e 18 anos.
“Os jovens só se interessam por lugares onde tenham acesso a tecnologias”. Na verdade gerações mais novas querem “experiências”. Se forem a uma fazenda, por exemplo, querem aprender e participar de atividades locais.
As gerações viajam: Já ouviu falar em geração X, ou Y? São nomenclaturas da sociologia e marketing que ajudam a entender como pensam pessoas nascidas em uma determinada época:
Baby Boomers de 1945 – 1964: Geração pós-segunda Guerra. Mais tradicionais, darão preferência a um destino já conhecido. Dica de serviço: Leito.
Geração X de 1965 – 1984: Os Xs nasceram em uma época de extremos (Guerra fria, ditaduras). Pesquisam e planejam muito antes de decidirem por um local. Dica de serviço: Executivo – que oferece conforto e bom preço.
Geração Y ou Millennials de 1985 – 1999: Essa é a geração da internet. Seguem blogs e sites de viagem. Dica de serviço: Qualquer um, contanto que tenha facilidades tecnológicas – carregador de celular, conexão com a internet, entretenimento de bordo.
Geração Z: a partir dos 2000: Essa geração nasceu conectada. Vai procurar referências de lugares entre os conhecidos das redes sociais. Dica de serviço: Double Decker – para fazer ótimas ‘selfies’ e vídeos do segundo andar.
Aonde ir para agradar 4 gerações?
Cidade Natal dos Avós: Resgatar a história familiar e voltar no tempo pode ser o destino mais interessante.
Destinos Termais ou Parques aquáticos: Cuidar da saúde, se divertir, relaxar e badalar. O melhor dos mundos.
Eleger um lugar novo para todos: Porque não importa a geração, temos que exercitar nossa capacidade de se impressionar com o novo.
De ônibus dá pra viajar! Para passagens de ônibus interestaduais e internacionais, idosos com idade mínima de 60 anos e renda igual ou inferior a 2 salários mínimos têm direito a assento gratuito no serviço convencional. Por viagem são disponibilizados 2 assentos. Se estes já tiverem ocupados e ainda houver passagens disponíveis, o idoso tem direito a um desconto de 50%.
Já as crianças com até 6 anos incompletos (ou seja 5 anos, 11 meses e 29 dias), que dividam a poltrona com um responsável, também viajam sem pagar passagem.
Fonte: Juntos a Bordo
0 comentários