Saiba como contornar pesadelos de viagem
Sinônimo de descanso e diversão, viagens turísticas podem se transformar rapidamente em verdadeiros pesadelos. Basta você se atrasar para chegar ao aeroporto ou perder um documento para que toda a alegria vá por água abaixo. A seguir, veja como lidar com três situações que podem arruinar a jornada de qualquer um:
Perda de voo: Todo mundo sabe que deve chegar ao aeroporto algumas horas antes do voo. Mas, e se você se atrasar e perder o avião? "Se o passageiro perder o voo, ele deve negociar com a companhia aérea as condições para embarcar no próximo voo disponível. Geralmente, o viajante arca com os custos de uma nova passagem com a tarifa do dia. Entretanto, em alguns casos, há empresas aéreas que adotam medidas específicas para lidar com o problema", informa a Anac. Sempre verifique, um dia antes da viagem, quanto tempo demora para chegar até o aeroporto e se programe para estar na frente do balcão de check-in com pelo menos duas horas de antecedência para voos nacionais e entre três e quatro horas de antecedência para voos internacionais.
Perda de dinheiro e cartões: Qualquer viajante está sujeito a perder seu dinheiro ou cartões durante uma viagem, por desatenção ou pela ação de ladrões. Há algumas dicas para evitar esta situação dramática. Primeiro: ao sair para passear em um destino turístico, nunca carregue todo o seu dinheiro em um local só. Leve no bolso o suficiente para as despesas do dia, como transporte, compras e alimentação. Quantias maiores podem ser divididas entre o cofre do hotel e as doleiras, tipo de pochete que fica escondida sob a roupa e também pode levar com segurança documentos como o passaporte. Se você perder todo o seu dinheiro e cartões no exterior, vai precisar entrar em contato com alguém no Brasil e pedir para que lhe mande dinheiro por uma empresa de remessas internacionais, como a Western Union. Você poderá retirar a grana em um dos escritórios da empresa (presentes em quase todos os países do mundo) logo depois de que ele for enviado do Brasil. Lembre-se também de ter sempre à mão o telefone da central de atendimento do cartão, para cancelá-lo o mais rápido possível. Se isso acontecer no Brasil, vá ao banco e veja como fazer um saque.
Bagagem extraviada: O que fazer quando a mala não aparece na esteira? "O passageiro deve procurar a companhia aérea imediatamente e relatar o fato em documento fornecido pela empresa ou em qualquer outro comunicado por escrito", informa a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Você deverá apresentar o comprovante de despacho da bagagem fornecido na hora do check-in. Para voos saindo do Brasil, a empresa aérea é obrigada a indenizar o passageiro depois que a bagagem ficar na condição de extraviada por sete dias (em voos nacionais) e 21 dias (em voos internacionais). Depois disso, o viajante tem o direito a ser ressarcido em até 1.131 Direitos Especiais de Saque (DES), o que, atualmente, corresponde a cerca de R$ 5.000. A companhia deve enviar as malas para o seu endereço se encontrá-las. Além disso, é devido o ressarcimento de eventuais despesas ao passageiro que estiver fora da sua cidade de origem. As empresas podem estabelecer a forma e os limites diários do ressarcimento. Lembre-se, entretanto, que estes direitos podem mudar em viagens realizadas totalmente no exterior, por exemplo, se o voo for entre os Estados Unidos e a Europa. Verifique as regras.
Com informações: Uol
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