Como se proteger das doenças durante uma viagem
Viajar é mesmo uma delícia, mas uma doença pode colocar toda a diversão a perder! Mal-estar, intoxicação e tontura são muito comuns em viagens, mas podem ser evitados com medidas básicas de prevenção. A primeira medida a ser tomada é pesquisar sobre a viagem: se vai se carro, barco ou avião, se faz muito calor ou frio demais, quantas horas de duração da viagem, entre outros.
Fique de olho nos principais cuidados:
Vacinas: Para muitos estados do Brasil e alguns países, é necessário estar com a carteira de vacinação em dia ou tomar vacinas específicas. O Ministério da saúde e outros órgãos internacionais recomendam a prevenção para evitar enfermidades endêmicas ou contagiosas. Veja algumas vacinas indispensáveis:
- Sarampo e Rubéola devem ser tomadas antes de qualquer viagem ao exterior;
- Tríplice Viral deve ser aplicada 15 dias antes de viajar. Crianças que receberam entre 6 meses e 11 anos devem ser revacinadas;
- Contra febre amarela: é exigida para a região norte do Brasil e deve ser tomada com 10 dias de antecedência da viagem.
Para ajudar nessa etapa, é possível adquirir o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) – um documento que comprova a vacinação contra as doenças mencionadas acima. Confira a lista completa dos países que exigem o CIVP no site da Organização Mundial da Saúde.
Check-up: Antes, de fazer uma longa viagem é importante visitar um médico. O diretor da 2be Study Group – agência de intercâmbios – Gilberto Brandão recomenda o famoso check-up. “Marque uma consulta para realizar uma avaliação, principalmente se o viajante tiver doença pré-existente, e caso tenha doença infecciosa, é bom evitar a viagem”, alerta. Saiba como está a sua saúde antes de tomar qualquer medida.
Medicação: Se você toma medicamentos sob prescrição, Gilberto recomenda ter a receita sempre a mão! “Adquira os medicamentos na quantidade suficiente para a a viagem, pois nem sempre é possível comprar em outros lugares sem prescrição médica local, ou ingressar em alguns países com medicamentos na bagagem sem receitas médicas”, completa.
Kit remédios: Tenha em sua mala um kit com medicamentos práticos para doenças ou desconfortos comuns como azia, dor de cabeça, alergias, dor nas costas ou gripe. Analgésicos, antitérmicos, anti-gripais, sal de frutas, entre outros.
Doenças mais comuns em lugares frios: “gripe, rinite, sinusite, bronquite, asma e, nos casos mais graves, pneumonia”, aponta o diretor.
Doenças comuns em lugares quentes: desidratação, insolação, conjuntivite e hepatite A.
Dica: Lembre-se de cuidar da alimentação e beber muita água para manter o corpo hidratado.
Fonte e imagem: Guia do Turista
0 comentários