Secretário de Estado do Turismo se reúne em Guarapari para tratar de ações quanto à questão da lama no mar do ES
Em vista à Guarapari, o Secretário de Estado do Turismo, José Sales Filho, juntamente com os Secretários das pastas de Turismo, Desenvolvimento, Comunicação e Meio Ambiente, reuniu-se na sede da Central de Videomonitoramento com a Associação de Hotéis e Turismo de Guarapari (AHTG), Sindicato da Indústria da Construção Civil de Guarapari (SINDCIG) e imprensa local para esclarecer a atual situação em relação à chegada da lama do Rio Doce ao mar, em Regência/ES, além de conhecer as ações da Prefeitura no combate às informações distorcidas.
De acordo com o Secretário Estadual, “O Governo conseguiu trazer um navio da Marinha com 40 cientistas para pesquisarmos e monitorarmos diariamente a situação. Estamos fazendo um hotsite onde serão disponibilizadas informações como a qualidade da água no Estado”.
Na oportunidade, o Secretário também comentou sobre a possibilidade de a lama atingir o município e, também, como estão utilizando a tecnologia na disseminação de informações positivas e concretas.
“Isso é uma crise localizada. Não há nenhuma evidência de que chegará a Guarapari, apenas que irá se espalhar pelo oceano e, se espalhando, há redução do impacto. Estamos fazendo campanha pela internet, utilizando o Big Data para monitorar onde o assunto está sendo mais falado e, assim, difundir a informação de que mais de 400km de praias do Espírito Santo estão sem lama”, explica José Sales Filho.
Guarapari utiliza mídia digital para divulgação dos fatos que combatem informações distorcidas: Preocupada com as notícias que vêm sendo veiculadas em rede nacional, em relação à chegada da lama do Rio Doce ao mar, em Regência/ES, muitas delas generalizando que a lama ocupa o mar do Espírito Santo, a Prefeitura de Guarapari iniciou, em 25/11, uma campanha para divulgar a situação do balneário mais popular do Espírito Santo. Com publicações diárias de fotos no site oficial e no Facebook da Prefeitura, moradores, visitantes e turistas podem verificar como está a água em nossas praias.
Como parte da campanha um outro link será disponibilizado com imagens em tempo real, por meio de câmeras da Central de Videomonitoramento, que mostrarão a qualidade das praias. Entretanto, isto não afetará a função de segurança pública, uma vez que ela poderá ser habilitada e desabilitada para desempenhar sua função. Assim, quando desempenhar suas funções segurança pública, será desabilitada para visualização pública.
Uma ação conjunta das Secretarias de Turismo, Desenvolvimento e Comunicação, que objetiva dar transparência e informação a todos, principalmente, os que buscam informações sobre o nosso município.
O Secretário de Estado do Turismo, José Sales Filho, elogiou as ações desenvolvidas pela Prefeitura no incentivo ao turismo e combate às informações incorretas. “Esta ação desenvolvida pela prefeitura é excelente, todos temos que trabalhar para eliminarmos as informações incorretas que são divulgadas. O Governo do Estado está atuando nesse sentido desde que as informações distorcidas começaram a ser divulgadas. É muito importante cada um de nós trabalharmos essa ideia para reduzir os impactos”, comenta o Secretário.
Você, morador, visitante ou turista, pode contribuir divulgando fotos, vídeos ou relatos em redes sociais. Participe! Divulgue e compartilhe boas notícias. #GuarapariPraiasLimpas #CidadeSaúde.
Fonte: Prefeitura de Guarapari
0 comentários